fbpx
tratamento para dor crônica

Tratamento para dor crônica: conheça as alternativas

No Brasil, pelo menos 60 milhões de pessoas têm dores crônicas, condição que afeta significativamente a qualidade de vida destes indivíduos. A boa notícia é que hoje existem opções de tratamento para dor crônica que ajudam a controlar o problema e ter mais disposição para realizar as atividades cotidianas.

A dor crônica se diferencia da aguda por ser persistente, podendo durar meses ou até anos. A condição é causada por fatores como: dores na coluna, neuropatias, fibromialgia, câncer, lesões por esforços repetitivos, entre outros.

Independentemente da causa, o fato é que as dores incapacitam os pacientes, impedindo-os de viver bem.

Desse modo, conhecer os tratamentos disponíveis para dor crônica é a melhor forma de controlar o problema. Conheça, a seguir, as alternativas disponíveis atualmente:

Remédios alopáticos

Uso de remédios alopáticos, que produzem efeitos contrários aos sintomas, é uma das alternativas de tratamento para dor crônica. Nesse caso, utilizam-se analgésicos, anticorpos monoclonais, voltados ao alívio da enxaqueca, assim como antidepressivos e anticonvulsivos, indicados para dores neuropáticas em dosagens menores do que as utilizadas no tratamento da depressão. Primordialmente, é necessário a consulta com o médico especialista, que indicará a melhor opção, de acordo com cada caso.

Fisioterapia

Sessões de Fisioterapia usadas no tratamento de dores crônicas contam com diversas técnicas manuais específicas que, dentre outras coisas, mobilizam articulações, desativam pontos gatilhos de dor e alongam e fortalecem grupos musculares. Além disso, é comum que o fisioterapeuta recomende ao paciente uma mudança de hábitos e um programa de exercícios de autocuidado.

Botox

Conhecido pelo uso em tratamentos estéticos, o botox, nome popular para toxina botulínica, também é empregado no tratamento de dores crônicas. Assim, a técnica inovadora, que bloqueia transmissões do estímulo nervoso responsáveis pela contração muscular, é indicada para o tratamento de enxaqueca e dores neuropáticas.

Ondas de choque

Tratamento não-invasivo utilizado no Hospital do Coração (HCor) é uma alternativa promissora no alívio de dores crônicas. As ondas de choque, geradas por um equipamento semelhante ao ultrassom, normalizam a circulação sanguínea e estimulam a reprodução de células saudáveis em regiões debilitadas do corpo.

Assim, a sensação de alívio é sentida pelo paciente em poucos minutos, sendo possível obter a cura em três sessões de tratamento, dependendo do número de áreas inflamadas.

Estimulação magnética transcraniana

Indicada principalmente para o tratamento de dores neuropáticas e fibromialgia, a estimulação magnética transcraniana atua no sistema nervoso central. Basicamente, o tratamento faz o corpo liberar substâncias analgésicas que ele mesmo produz, aliviando as dores.

Lidocaína

A saber, além de anestésico, a lidocaína pode ser uma excelente alternativa para o tratamento de dores crônicas. A fim de melhorar essa condição, emplastro da substância alivia dores neuropáticas localizadas, penetrando na pele e bloqueando terminações nervosas que levam os estímulos dolorosos ao cérebro.

Homeopatia

No caso da fibromialgia, estudos mostram que a homeopatia é uma excelente alternativa às terapias convencionais, pois aliviam as dores e não têm efeitos adversos como os tratamentos farmacológicos. Sobretudo, a abordagem homeopática permite a adoção de tratamentos individualizados de acordo com as características e necessidades de cada paciente.

Os principais medicamentos homeopáticos empregados no tratamento da fibromialgia são: Arnica Montana, Kalmia Latifolia, Actea Racemosa, Rhus Toxicodendron, Causticum, Bryonia Alba e Ruta Graveolens.

Como a Dias da Cruz pode auxiliar no seu tratamento?

Caso você busque um tratamento natural para a dor crônica,  nós podemos ajudá-lo. Trabalhamos com produtos manipulados naturais, homeopáticos e fitoterápicos feitos sob medida para a sua condição e as suas necessidades de saúde. Clique aqui para entrar em contato e fale com nossa equipe especializada.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.