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Entenda os tipos de gordura e saiba como montar seu cardápio

Sempre associada a algo que faz mal ao corpo, a gordura não deve ser vista com um aspecto completamente nocivo. Afinal, existem variados tipos de gordura e torna-se fundamental saber quais as funções de cada tipo no organismo.

Atualmente, cresce o número de pessoas interessadas em seguir um estilo de vida saudável, com uma alimentação correta e hábitos que garantam a longevidade e qualidade de vida. No entanto, antes de montar o cardápio ideal das suas refeições, é interessante desmistificar certas questões ligadas à saúde.

Portanto, confira abaixo informações voltadas aos macronutrientes e expanda seu conhecimento sobre esse assunto. Continue conosco até o fim e tenha uma boa leitura!

Os principais tipos de gorduras

Muitos não sabem que a ingestão de gordura é totalmente necessária e auxilia o bom funcionamento do organismo. Porém,  é preciso ter cautela e moderação com relação às quantidades ingeridas.

Afinal, é importante consumir adequadamente as gorduras boas, capazes até mesmo de diminuir o aparecimento de doenças. Vamos conhecê-las melhor? Confira abaixo!

Gordura trans

Se você consome produtos industrializados, já deve ter se deparado com esta nomenclatura, presente no rótulo de algumas mercadorias. Normalmente, estão em alimentos que são verdadeiras paixões nacionais. Por exemplo, salgadinhos chips, sorvetes, biscoitos recheados, pizzas e demais sobremesas produzidas com ajuda da margarina.

Esse é um dos tipos de gordura que todos devem tomar cuidado, bem como deve-se evitá-la sempre que possível. Ela aumenta o nível de colesterol ruim e resulta no aparecimento de doenças crônicas, como a hipertensão e também as cardíacas.

Geralmente, pessoas que sofrem de fome psicológica costumam consumir exageradamente alguns dos aperitivos apresentados neste tópico, no intuito de conseguir uma satisfação imediata. No entanto, esse hábito é totalmente prejudicial e, por mais que traga um prazer momentâneo, gera sérias consequências à saúde.

Caso sofra dessa condição, busque uma reeducação alimentar para que não aconteça uma elevada concentração de triglicérides na corrente sanguínea. Prefira alimentos que aumentem a saciedade ou que acelerem o seu metabolismo.

Gordura saturada

Presente em alimentos de origem animal, como manteiga, carnes, iogurte e demais laticínios, a gordura saturada contribui com o aumento dos níveis de colesterol, mas não deve-se retirá-la completamente do seu cardápio. É interessante fazer um consumo moderado, para que ela não comprometa a boa circulação do sangue.

Monoinsaturada e poli-insaturada

Esses dois tipos de gordura são opções saudáveis mais indicadas e trazem resultados benéficos ao seu organismo. A monoinsaturada, por exemplo, está presente no azeite de oliva, óleos vegetais e também em nozes e castanhas. Já a poli-insaturada se encontra nos óleos de peixes, soja e sementes de linhaça. Ambas atuam na diminuição dos níveis do colesterol ruim.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu os principais tipos de gordura e quanto é interessante controlar a alimentação para não causar prejuízos ao organismo. Portanto, siga nossas recomendações e opte sempre por refeições saudáveis e equilibradas.

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