fbpx
tempo seco em brasília

Saiba como lidar com o tempo seco em Brasília

tempo seco em Brasília é uma característica que os moradores da cidade e arredores precisam saber lidar. Afinal, é parte do clima da região durante uma parte considerável do ano.

A saber, esse clima pode trazer alguns problemas para quem lida com ele frequentemente. Entre os mais incômodos, estão o ressecamento e até sangramento do nariz, além do ressecamento da boca, olhos e pele. Para quem tem alergias, bronquite ou rinite, o tempo seco é uma forma de agravá-los. Ou seja, essa condição climática impacta na qualidade de vida dos brasilienses.

Portanto, se você mora ou vai morar na capital do país, não deixe de ler este artigo!

Hidrate-se bem para enfrentar o tempo seco em Brasília

A principal dica para combater o tempo seco em Brasília é se hidratar bastante. Principalmente, beber muita água. O ideal é que se consuma de 2 a 3 litros de água por dia.

Além de a sede ser um indicador de que está faltando água no organismo, a cor da urina também é um forte sinal. Caso ela esteja muito amarelada, é um indício de que você precisa tomar mais água.

Ademais, os cuidados com a pele não devem ficar de fora. Além da hidratação de dentro para fora, através do consumo de muita água, sucos, chás gelados e etc, o uso de um bom hidratante ajuda a melhorar o aspecto da pele.

Por fim, também é interessante hidratar os olhos e a boca. Os lábios ficam rachados e ressecados, podendo até sangrar, e quando os olhos ficam ressecados, surge a sensação de que eles têm areia, extremamente desagradável. Por isso, vale a pena usar protetores labiais e um colírio lubrificante para os olhos, sempre receitado por um oftalmologista.

Evite a exposição direta ao sol quando praticar exercícios

Praticar atividades físicas é ótimo para a saúde do corpo e da mente. Porém, no tempo seco de Brasília, é preciso tomar certo cuidado. Neste caso, a dica é evitar os horários de maior calor, que são entre 10 da manhã e 16 da tarde. Por isso, o ideal é se exercitar logo de manhã, antes do trabalho, ou após sair do mesmo.

Caso não seja possível se exercitar no horário indicado, adapte-se. Evite a exposição direta ao sol e pare as atividades caso sinta algum mal-estar.

Ainda no caso dos exercícios físicos, o tempo seco também pode deixar os músculos e articulações mais enrijecidos. Por isso, é ainda mais importante fazer um bom aquecimento e alongamento, e se alimentar bem, antes e depois de malhar.

Umidifique o ambiente

Por fim, é uma boa dica é deixar sempre o ambiente umidificado. Primeiramente, o ar condicionado deixa o ambiente mais seco, evite sempre que for possível. É importante manter o ambiente bem ventilado.

No caso, o umidificador é sua melhor ferramenta. Porém, se não tiver um, não tem problema. O truque de deixar uma bacia com água ou uma toalha molhada por perto, pode ajudar.

Por fim, é interessante manter a casa bem limpa e arejada, para que a poeira do ambiente não piore a situação.

Então, gostou das dicas para lidar com o tempo seco em Brasília? Compartilhe o post e ajude outras pessoas a terem mais qualidade de vida na capital!

Referências: Curta Mais

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.