fbpx
complemento alimentar

Entenda a diferença entre suplemento e complemento alimentar

Nossa alimentação revela muito sobre nós. Ao passo que tudo depende da rotina que cada ser humano leva. Entretanto, geralmente, a falta de tempo resulta em decisões com foco na praticidade. Com isso, em relação às refeições, a ausência de determinados nutrientes não favorece a saúde. Consequentemente, é preciso a ajuda de um complemento alimentar.

Os maus hábitos na hora de se alimentar trazem grandes malefícios para a saúde. Da mesma forma que a escassez de exercícios físicos no dia a dia. Geralmente, as pessoas desejam atingir a longevidade e priorizar o bem-estar. Contudo, é necessário repensar os costumes diários e combater certos desequilíbrios com o corpo. Seja com o uso de suplementos e de complementos alimentares.

De todo modo, você sabe a diferença entre esses dois termos? Nos tópicos abaixo, esclareceremos o significado deles e mostramos a importância de fazer uma boa escolha, bem como qual o melhor momento para consumi-los.

Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

A importância de rever hábitos alimentares

Sabe aquele ensinamento de que o ideal é montar o prato mais colorido possível? Então, um dos motivos que leva a tal sugestão está ligado à diferença entre suplemento e complemento alimentar. Essa dúvida volta e meia causa confusão. No entanto, ela é bem simples de entender. Você verá que ambas são soluções totalmente benéficas e permitem uma boa qualidade de vida

Em primeiro lugar, é importante saber que o conselho médico tem a ver com variedade de fontes nutricionais. Ou seja, buscar diferentes tipos de alimentos é uma maneira de consumir uma maior diversidade de vitaminas e minerais. Aliás, a prática é aconselhada para fortalecer a alimentação e a saúde. Afinal, trata-se de uma medida que melhora o sistema imunológico.

Entretanto, nem sempre conseguimos obter toda a abundância, nem mesmo a quantidade de nutrientes necessários. Geralmente, são muitas justificativas, desde a correria do dia a dia até a escassez de alimentos que podem afetar o consumo de nutrientes de cada pessoa. Nesse caso, suplementos e complementos alimentares atuam de maneiras distintas.

A principal diferença entre suplemento e complemento alimentar

Nutricionistas e médicos têm papel importante nessa questão. Em resumo, eles indicarão qual desses dois tratamentos proporcionará mais benefícios para a saúde do indivíduo. Contudo, é preciso entender que cada um deles atua de maneiras distintas. Portanto, é imprescindível saber quais são os objetivos.

Os que adotam o suplemento alimentar têm como meta aumentar a dose de nutrientes diários, além de garantir a quantidade necessária. Resumidamente, os suplementos contêm vitaminas e minerais que são agregados à dieta. Isto é, quando ocorre algum dos cenários apresentados. Tudo isso com base na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O complemento alimentar tem como foco complementar a refeição, em casos de carência de um nutriente específico. A saber, agora também estão disponíveis no mercado complementos com colágeno e antioxidantes. Eles combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde da pele, cabelos e unhas. Para ilustrar ainda melhor, o complemento é indicado nos quadros de anemia, por exemplo, quando é necessário o consumo de doses extras de ferro.

Portanto, suplementos alimentares aumentam a quantidade de todos os nutrientes que o organismo necessita diariamente e os complementos alimentares, incluem cargas adicionais de vitaminas ou minerais específicos, de modo a reverter o desequilíbrio dos níveis de certos nutrientes exigidos em maior quantidade pelo organismo.

A importância de escolher bem os suplementos e os complementos

Toda essa busca que favorece sua qualidade de vida precisa de uma orientação médica. Afinal, a ajuda profissional trará uma solução que se adéqua à sua necessidade. Geralmente, as pessoas costumam se automedicar ou pegar receitas de algum conhecido. O objetivo é sempre o de obter o mesmo êxito ou conseguir resultados a curto prazo.

No entanto, é necessário alertar que essa é uma má prática. Há casos nos quais ocorrem intoxicações ou não absorção da substância, devido ao uso constante. Portanto, é imprescindível procurar um médico e garantir um suplemente ou um complemento alimentar que se adéque ao seu quadro. Atualmente, eles podem ser manipulados e consumidos conforme o desejo do cliente.

Por exemplo, no gerenciamento de peso, no ganho de massa muscular e até no combate ao envelhecimento. Quanto aos complementos, há exemplos populares como o Nutren, Sustagen, ômega 3 e probióticos. Alguns ajudam na saúde de pele, cabelos e unhas. Em relação à forma de consumo, há opções em gotas, cápsulas e outros formatos que apresentam um ótimo custo-benefício

O momento indicado para usar suplemento ou complemento alimentar

O mercado dispõe de uma extensa variedade de suplementos e complementos alimentares. Com isso, nada o impedirá de iniciar seu tratamento. Ele deve ter início desde quando é identificada escassez de algum nutriente no seu organismo. Resumidamente, é importante seguir alguns passos. Primeiro, marque uma consulta com um profissional da saúde. 

Ele quem poderá fazer uma avaliação médica sobre suas necessidades nutricionais, bem como indicar a maneira adequada de usar o suplemento ou complemento. Segundo, sempre confie no parecer médico. Afinal, hoje, você obtém suplementos ou complementos sem a necessidade de receita. Por último, veja qual é a melhor forma de consumo. Ela precisa se adequar à sua rotina, de modo a conseguir o resultado desejado. 

Em suma, é interessante destacar que o suplemento pode ter mais de um nutriente. O que possibilita combinar proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos e ácidos graxos. Ou ter em sua composição apenas um nutriente específico. Essa versatilidade é possível graças à manipulação de suplementos.

Há um ponto em comum entre suplemento e complemento alimentar? Sim! Ambos podem ser usados por crianças, jovens, adultos e idosos. Portanto, é uma grande vantagem ter a oportunidade de manter uma alimentação completa e balanceada. Ao passo que se aproveita o fornecimento de nutrientes de acordo com a necessidade que cada faixa etária exige. 

Em conclusão, esperamos que a sua dúvida tenha sido solucionada. Assim, fica mais prático e seguro optar por qualquer um desses produtos e obter todos seus benefícios.  Portanto, valorize soluções que proporcionam uma melhor qualidade de vida. Seja com o uso de suplemento ou de complemento alimentar.

A Dias da Cruz oferece produtos manipulados que se adéquam às suas necessidades. Por isso, clique aqui e fale agora pelo WhatsApp com nossa equipe especializada. 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.