fbpx

Saúde do homem: como manter os cuidados em dia e vencer o preconceito

Por conta da correria do dia a dia ou uma certa resistência, os homens acabam por negligenciar uma mudança de hábitos que colaboram na construção de uma vida saudável. Inegavelmente, a saúde do homem é um assunto que ainda intercala preconceito e medo.

Nesse sentido, muitos familiares procuram incentivar os respectivos membros da família a fazerem exames, detectando de forma precoce algo que possa comprometer a saúde. De toda maneira, é muito interessante lembrar dos riscos e sempre dar apoio para que os homens rompam essa barreira.

Nos tópicos a seguir, exploraremos melhor esse tema e mostraremos o que é necessário para garantir a vitalidade do público masculino. Então, continue conosco e tenha uma boa leitura!

A importância do incentivo ao cuidado com a saúde do homem

Apesar de existirem ações preventivas no dia do homem (15 de julho) e a campanha do novembro azul, a saúde do homem ainda é um assunto que gera muitos debates e preocupação. Alguns seguem com um comportamento desleixado e, a depender da idade, acham que tudo se resolverá por meio de exercícios físicos.

A prática de atividades físicas ajuda o bom funcionamento do corpo, mas não é só essa questão que deve-se colocar em foco. Cada fase da população masculina precisa ser cuidada conforme a vulnerabilidade que a idade traz.

Por exemplo, é interessante que, durante a juventude, ele fique atento às doenças sexualmente transmissíveis, não abuse do álcool e, também, que ele saiba controlar as próprias emoções;

Já na vida adulta, é importante manter o equilíbrio entre o mental e o físico, procurar se exercitar diariamente, acelerar o metabolismo, seguir uma dieta, fazer exames de rotina e sempre ficar em alerta às questões mentais, como a depressão ou ansiedade.

A chegada da terceira idade é marcada pelo ressecamento da pele, problemas musculares e outros agravantes da faixa etária. O apoio da família e de um profissional especializado fará toda a diferença. Dessa forma, os homens podem vencer esses obstáculos sem se sentirem envergonhados ou resistentes a algum tabu.

Os principais exames ligados ao cuidado masculino

Grande parte do público masculino é resistente aos cuidados com a saúde por questões sociais. Muitos cresceram com a máxima de que eles não podem demonstrar fragilidade e devem seguir certos padrões culturais que valorizem a virilidade.

Esse comportamento nada saudável faz com que ele fique resistente às ações preventivas e comprometem o próprio bem-estar. Caso queira mudar essa situação ou incentivar a mudança benéfica na vida de algum ente querido que se enquadra nesse cenário, veja abaixo quais são os principais exames ligados ao cuidado masculino.

Exames de sangue

Por meio de um hemograma, o paciente descobre se tem algum problema no sistema imunológico, carências nutricionais, entre outros. Assim, ele deve ser feito, pelo menos, uma vez a cada ano para garantir a saúde do homem.

Exame preventivo do câncer de próstata

Com ajuda desse exame, o indivíduo do sexo masculino, a partir dos 45 anos, poderá detectar a doença ainda em estágio inicial e tratá-la da melhor maneira possível. Logo, é muito interessante incentivar o teste clínico.

Autoexame e autocuidado

Além das medidas dos tópicos anteriores, o homem deve seguir uma rotina de limpeza e autocuidado. Recomenda-se fazer o autoexame dos testículos, a fim de conferir se há a presença de algum nódulo. Ademais, não deve ser negligenciada a higiene da região íntima, evitando assim alguns tipos de câncer e outros problemas.

Durante a leitura deste artigo, você entendeu a importância do incentivo à preservação da saúde do homem. Também conheceu as principais maneiras de prevenir o aparecimento de doenças, o que pode colaborar com a saúde e bem-estar do público masculino.

Como forma de incentivar os homens a terem mais cuidado com a saúde, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.