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saúde das articulações

Veja como cuidar da saúde das articulações com 3 dicas fáceis de serem aplicadas no dia a dia

Responsáveis por viabilizar os movimentos do corpo humano, as articulações são conexões naturais, existentes entre os ossos. Devido ao avanço da idade, sobrecargas excessivas por exercícios ou até mesmo pelo excesso de peso, elas podem se deteriorar. Como resultado, há o surgimento da dor e limitação dos movimentos. Mas como cuidar da saúde das articulações? É o que você vai descobrir neste artigo!

A saber, sem os cuidados necessários, as articulações lesionadas podem sofrer um quadro de inflamação crônica ou artrite. Além disso, o quadro ainda pode evoluir para uma osteoartrite, mais conhecida como artrose, problema altamente incapacitante.

Por isso, ainda vale a máxima de que prevenir é o melhor remédio. Então, veja como cuidar da saúde das suas articulações com 3 dicas simples, a serem adotadas no dia a dia.

Atividade física na medida

equilíbrio é a principal condição nesta primeira dica. Por um lado, a atividade física de alto impacto, com muito peso e sem os devidos cuidados pode ser determinante para o desenvolvimento da artrite, por outro lado, fazer exercícios para fortalecer a musculatura é uma das melhores formas de prevenir as doenças das articulações.

O ideal é manter o peso sob controle e o aumentar a força muscular. Quando você ganha força, os músculos passam a funcionar como uma proteção às articulações e à cartilagem, de forma a diminuir a sobrecarga sobre elas. Da mesma forma, a diminuição do peso corporal contribui para que não haja uma sobrecarga constante nas suas articulações e não as coloquem em risco ao fazer as suas atividades de rotina.

Para evitar possíveis erros de execução dos exercícios e o consequente desgaste das articulações, não se esqueça de fazer uma preparação adequada para a prática das atividades físicas, como aquecimentos, alongamentos, correções de postura, entre outros, de acordo com as orientações do seu profissional.

Atenção aos calçados

Tão importante quanto praticar atividades físicas e se movimentar no dia a dia, é utilizar os calçados adequados. Principalmente quando já existe algum problema nas suas articulações. De forma geral, sempre dê preferência aos sapatos mais confortáveis e que tenham algum tipo de amortecimento, para reduzir o impacto nas articulações, principalmente dos quadris e joelhos.

Consulte o seu reumatologista ou ortopedista, principalmente se você ainda buscou um diagnóstico, principalmente se você sofre com dores nas “juntas”, que pioram no inverno. Eles são os profissionais que vão passar a orientação correta sobre o uso e a escolha dos melhores calçados, em cada situação.

Consuma Vitaminas C e D e Colágeno

O envelhecimento é um dos principais fatores para o desenvolvimento de problemas nas articulações e, por isso, recomenda-se o consumo das vitaminas C e D e do colágeno, com o objetivo de retardar esse processo.

Esse aporte pode ser conseguido por meio da alimentação. Consuma frutas cítricas, legumes diversos, vegetais de folhas escuras, gelatina e proteínas, conforme a orientação do seu médico ou nutricionista.

Porém, normalmente, se recomenda fazer a suplementação, como forma de complementar a sua alimentação. Assim, é possível atingir as quantidades necessárias de cada substância todos os dias. Vale ressaltar que, em qualquer idade, você deve consultar um profissional para saber exatamente o que o seu corpo precisa.

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