fbpx
ressecamento dos olhos

O que fazer para evitar o ressecamento dos olhos? Veja aqui!

A falta de cuidados com alguns aspectos da saúde pode trazer consequências desagradáveis. Um bom exemplo é o ressecamento dos olhos. O autocuidado com essa parte tão importante do corpo é negligenciado com frequência.

É comum que as pessoas se queixem de alguns sintomas nos olhos, principalmente, durante o inverno. Alguns bons hábitos são essenciais para preservar a saúde ocular. Quer saber quais são?

Então, continue conosco. Reunimos os fatores que interferem nesse processo e dicas sobre a melhor maneira de resolvê-los. Tenha uma boa leitura!

Quais são os principais fatores que influenciam o ressecamento dos olhos?

Como foi dito, o inverno facilita o ressecamento dos olhos. Isso ocorre devido à baixa umidade do ar e pela mudança brusca de temperatura. Com isso, aparecem sintomas como queimação nos olhos e visão embaçada. Vermelhidão e coceira também são sintomas comuns.

No entanto, esse não é um problema ligado apenas a essa época do ano. Afinal, a alta exposição ao sol também influencia em tal circunstância. Mas, apesar de fatores ambientais levaram a esses sintomas, é necessário considerar certos hábitos cotidianos.

Por exemplo, a deficiência na ingestão de líquidos e a exposição excessiva a aparelhos de TV e dispositivos móveis podem provocar o ressecamento dos olhos. Portanto, é importante cuidar da saúde ocular e evitar os danos causados pela luz azul.

Sob esse ponto de vista, é recomendável ajustar a luminosidade de cada aparelho e evitar utilizá-los por 2 ou 3 horas antes de dormir. Dessa forma, você também valoriza a qualidade do seu sono.

Por que acontece o ressecamento dos olhos?

O ressecamento dos olhos ocorre por conta da baixa produção de lágrimas, o lubrificante natural dos olhos. Isso porque é necessária uma determinada quantidade para proteger a região ocular, principalmente dos fatores externos. Desse modo, é importante manter os olhos lubrificados. Caso contrário, a situação gera uma reação bastante desconfortável.

A saber, a chegada da menopausa e o uso de alguns medicamentos podem trazer tal condição. Antidepressivos, anticoncepcionais, remédios para tratar desconfortos gastrointestinais e hipertensão são alguns exemplos. Por isso, é interessante sempre procurar ajuda de um profissional da saúde. Assim, você evita uma piora no seu quadro e tem uma melhor qualidade de vida.

O que fazer para contornar esse problema?

Na questão da alimentação, prefira alimentos que ajudam na proteção dos olhos. Por exemplo, cenoura, abóbora, óleo de linhaça e demais alimentos ricos em ômega-3. Foque também nas condições dos ambientes que você frequenta.

Evite se expor muito ao ar-condicionado ou estar perto de fumantes. Afinal, são fatores prejudiciais e que geram outros malefícios ao seu corpo. Além disso, use colírios somente com prescrição médica, pois o profissional precisa identificar a melhor solução, em caso da síndrome dos olhos secos.

Certos indivíduos apostam na automedicação para ter resultados a curto prazo. No entanto, dispense essa atitude, visto que pode piorar ainda mais a sua visão. E, em certos casos, pode até levar à cegueira. Sendo assim, faça o tratamento da maneira correta.

Neste artigo, você aprendeu o que é e como evitar o ressecamento dos olhos. Portanto, repense os seus hábitos cotidianos e priorize a saúde ocular. Assim, você evita quaisquer problemas futuros que o impeçam de alcançar a longevidade.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, outras pessoas assumirão esse cuidado e darão mais valor para a saúde.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.