fbpx
queda de cabelo pós-covid

Por que acontece a queda de cabelo pós-Covid?

Como sabemos, a pandemia do novo coronavírus trouxe muitas incertezas para todas as pessoas do mundo. Afinal, é uma doença que causa não só problemas respiratórios, mas também diversas sequelas no indivíduo, como dores e problemas cognitivos. Sob esse ponto de vista, abordamos neste conteúdo a queda de cabelo pós-Covid.

Muitos já sabem que o vírus atua de maneira diferente no organismo das pessoas. Felizmente, a vacina está entre nós e, mesmo infectada, a pessoa poderá apresentar apenas os sintomas leves. Dito isso, todos devem tomar as duas doses ou dose única, além de continuar com o uso de máscaras e álcool em gel.

Contudo, a queda de cabelo é um sintoma muito comum enfrentado por quem é infectado pela Covid-19. Se você deseja compreender o porquê de tal reação, continue conosco e saiba as melhores formas de tratar o problema.

As causas da queda de cabelo pós-Covid

A queda de cabelo pós-Covid costuma ser uma realidade vivida por muitos indivíduos infectados, devido à inflamação do organismo e ao estresse, resultantes do processo de recuperação da doença. Desse modo, provoca o processo de diminuição dos fios e isso mexe muito com a autoestima.

Normalmente, cada fio cresce e prospera em até sete anos. Essa fase é conhecida por Anágena. Depois, ele repousa durante duas semanas na etapa que chamamos Catágena. Por último, ocorre a fatídica eliminação na fase Telógena.

Quando você fica doente e se recupera de uma infecção respiratória aguda, esse procedimento é acelerado. Sendo assim, a última fase se manifesta de maneira demasiada, o que é caracterizada como Eflúvio Telógeno.

De todo modo, vale ressaltar que não são todas as pessoas que passam por isso. No entanto, se acontecer, não tem como evitar. Mas é importante buscar um tratamento para que os fios voltem a crescer de modo saudável e forte.

Os tratamentos que podem ajudar na recuperação

Na maioria dos casos, a queda de cabelo pós-Covid ocorre cerca de três meses após a infecção. Não é um problema para toda a vida, já que a tendência é que esse processo se cure sozinho em alguns meses. Mas se você quiser que o crescimento do cabelo retome de forma mais rápida, é necessário buscar um tratamento adequado.

Além de cuidar bem dos fios durante o banho, existem variados tipos de tratamentos com foco na saúde capilar. Contudo, veja abaixo algumas opções disponíveis.

Fórmulas manipuladas com vitaminas

Em suma, existem suplementações de vitaminas que ajudam na recuperação e trazem vitalidade aos fios. Sem dúvidas, cada uma pode ajudar a sanar o problema de queda de cabelo pós-Covid. Afinal, todas têm características bem benéficas e promovem a reparação capilar.

Por exemplo, a vitamina C estimula a produção de colágeno e traz uma maior estrutura aos fios. Assim, eles ficam mais fortes. Já a vitamina E regenera e estimula o crescimento. Sem contar na vitamina A, que repara os danos do ressecamento e é um importante antioxidante.

Óleos vegetais

Inegavelmente, os óleos vegetais ajudam a promover a saúde geral do seu cabelo. Por exemplo, o óleo de Argan pode auxiliar no combate à queda de cabelo pós-Covid e deixa os fios mais bonitos e saudáveis. Já o óleo de coco traz resistência e força, além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e ter propriedades antibacterianas.

Alimentação

Além das opções anteriores, você pode resolver a queda de cabelo pós-Covid por meio de uma alimentação equilibrada. Afinal, alimentos ricos em ômega-3, ferro e zinco ajudam a promover a saúde capilar. Dito isso, valorize essas opções na sua dieta.

Neste conteúdo, você aprendeu informações importantes sobre a queda de cabelo pós-Covid e como tratar o problema. Por fim, gostaríamos de reforçar o fato de dar início a tais tratamentos apenas com orientação médica. Assim, ele identifica com precisão as suas necessidades e prescreve a melhor solução para o seu caso.

Gostou deste artigo? Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber dicas sobre saúde e bem-estar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.