fbpx

Você conhece o protetor solar em cápsulas? Nós explicamos como funciona!

Nunca é demais repetir: tomar sol faz bem à saúde ! No entanto, a relação da pele com os raios solares precisa ser cautelosa. Por isso, um hábito que nunca podemos esquecer é o de passar o protetor solar diariamente. E aqui é que contamos uma novidade: o protetor solar em cápsulas. Você já ouviu falar? Será que ele substitui completamente o fotoprotetor de uso tópico? Como atua no corpo?

Quando surgiu no mercado farmacêutico, muitos clientes pensaram que os fotoprotetores em cápsulas tomariam o lugar dos cremes e géis protetores. No entanto, eles foram desenvolvidos para evitar os efeitos nocivos da radiação solar, como vermelhidão, ressecamento, manchas, queimaduras, perda de elasticidade e envelhecimento. Sobretudo, funcionam como um complemento à proteção tradicional.

Quer saber como funciona essa novidade? Continue a leitura! Neste artigo, você vai entender melhor o protetor solar em cápsula e tirar todas suas dúvidas sobre seu uso. Vamos lá?

BENEFÍCIOS DO PROTETOR SOLAR EM CÁPSULAS

Produzido nas farmácias de manipulação, o protetor solar oral utiliza como matéria-prima a Polypodium leucotomos. Trata-se de uma espécie nativa de samambaia das regiões tropicais e subtropicais da América. Além disso, esse tipo de formulação ainda apresenta outras vantagens: é antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora.

Assim, por ter ação antioxidante e anti-inflamatória, é capaz de reduzir os efeitos nocivos do sol, como a vermelhidão. Ao mesmo tempo, tem o poder de combater os radicais livres, protegendo a pele contra o envelhecimento precoce.

Além de proteger a pele, eles são considerados aliados nos tratamentos de doenças de pele como vitiligo, melasma e até mesmo câncer de pele. Dessa maneira, é possível curtir melhor o verão e ter mais segurança ao se expor ao sol.

COMO FUNCIONA O PROTETOR SOLAR EM CÁPSULAS

Os fotoprotetores de uso oral possuem em sua composição substâncias diversas, entre as mais comuns estão:

  • antioxidantes,
  • flavonoides naturais
  • derivados de vitamina A;
  • leveduras, que interagem com a radiação reduzindo os efeitos negativos dos raios UV.

Quando o assunto é seu mecanismo de ação, é importante ter em mente que cada produto possui um método. Entretanto, de forma geral, eles atuam diferente do protetor solar tópico, que refletem ou absorvem a radiação.

Em sua forma oral, a atuação acontece por meio da neutralização dos radicais livres que estão intimamente ligados ao envelhecimento da pele. Assim, além de protegerem dos efeitos deletérios da exposição solar, o protetor solar oral ainda potencializa a saúde da pele.

COMO UTILIZAR O PROTETOR SOLAR EM CÁPSULA

Por ter uma ação diferente dos protetores solares tópicos, o uso da cápsula é uma proteção complementar para a pele e não deve substituir o filtro solar tópico. Ou seja, os dois fatores de proteção devem ser aplicados em conjunto.

Esses fotoprotetores podem ser usados por todos os grupos de pessoas, mas são mais indicados para aqueles que possuem problemas com manchas na pele, melasma, câncer de pele ou predisposição a tê-lo.

Por fim, para que os efeitos da cápsula na proteção solar sejam o esperado, é recomendado o seu consumo diário.

DICAS PARA APROVEITAR O SOL E PROTEGER A SAÚDE

Além de contar com a ajuda dos protetores solares tópicos e orais, é preciso ficar de olho em alguns quesitos importantes na hora de se expor ao sol. Confira abaixo outras maneiras de curtir os dias mais quentes, sem colocar a saúde em risco.

CONTROLE OS HORÁRIOS DE EXPOSIÇÃO AO SOL

Principalmente durante o verão, é preciso ficar atento aos horários de exposição ao sol. Afinal, durante essa época do ano, é natural passarmos mais tempo ao ar livre. Mas com o sol, todo cuidado é pouco!

O recomendado é evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, horário em que a incidência dos raios UVA e UVB é mais forte, ainda que esteja fazendo uso do protetor solar em cápsulas.

REAPLIQUE O PROTETOR SOLAR

Uma boa prática para se proteger dos raios solares consiste na adoção de alguns hábitos. Aplique o protetor solar 20 minutos antes de sair, em quantidades suficientes para cobrir todo o corpo, sem esquecer regiões como as orelhas, pescoço e dobras dos braços.

reaplicação deve ocorrer após 90 minutos da primeira aplicação e, no caso de se molhar, o protetor deve ser aplicado novamente logo após secar o corpo.

USE COSMÉTICOS COM FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR

Muitas marcas hoje têm produtos com proteção solar agregada à composição das suas formulações. Entretanto, essa proteção é baixa e protege somente contra os raios UVB, mas não contra os UVA, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Dessa forma, o uso do protetor solar convencional é indispensável. O ideal é utilizá-lo antes da maquiagem e outros cosméticos.

USE O FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR ADEQUADO

O fator de proteção solar (FPS) indica quanto tempo podemos ficar ao sol sem sofrer danos. Então, quanto mais alto é o valor de FPS, mais tempo podemos ficar expostos ao sol. No entanto, é preciso ficar atento ao tipo de proteção desses produtos, já que a maioria só protege dos raios UVB. Já contra os raios UVA, que penetram as camadas mais profundas da pele, não são todas as marcas que oferecem proteção.

Além disso, escolha o tipo de proteção indicada pelo seu dermatologista, pois um alto fator também pode ser prejudicial. São maiores as chances de se desenvolver uma sensibilização cutânea, devido à alta concentração de substâncias do protetor solar.

CHEQUE A PELE REGULARMENTE

Curtiu um dia de muita água e sol? Durante o banho, dê uma boa olhada na pele do corpo inteiro. Observe suas marcas de nascença, pintas e manchas, pois isso ajuda na identificação de mudanças na pele. O ideal é fazer uma visita ao dermatologista anualmente, mas no caso de aparecimento de novas marcas e manchas, procure o médico o quanto antes.

Tanto o protetor solar em cápsulas quanto dermocosméticos com proteção solar, e mesmo o protetor solar tradicional, podem ser produzidos em uma farmácia de manipulação. A vantagem é que o produto pode ser manipulado de acordo com as necessidades individuais e no formato que o cliente desejar.

Que tal conhecer mais sobre os produtos manipulados? Entenda o que são e o como funcionam. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.