fbpx
para que serve a vitamina C

Descubra para que serve a vitamina C em cosméticos e suplementos

Muitas pessoas ainda têm dúvidas para que serve a vitamina C, que há algum tempo vem sendo um ativo muito utilizado em cosméticos. Os benefícios dessa vitamina para a pele são variados, assim como para o organismo, de maneira geral. Por isso, também pode ser usada como suplemento, contribuindo com a melhora de uma série de funções vitais para o organismo.

Conhecida também como ácido ascórbico, foi descoberta em 1932 por Albert Szent-Gyöygyi, cientista e bioquímico húngaro. O organismo humano não consegue sintetizar a vitamina, sendo necessário obtê-la através da alimentação ou por meio de suplementos. 

Aliás, é essencial a inclusão da vitamina C na dieta. Ela é responsável por muitas ações bioquímicas do organismo. Participa de processos metabólicos e reações celulares. Assim como, tem participação na formação de colágeno, combate os radicais livres e atua na melhoria do aspecto da pele. 

Quer conhecer todos os seus benefícios? Continue a leitura! 

AÇÃO ANTIOXIDANTE

Para que serve a vitamina C, quando o assunto é a pele? Para combater as rugas, linhas de expressão e flacidez da pele. Esses são alguns dos sinais de que a idade está chegando. Essas características surgem devido à ação dos radicais livre, processo natural em que as células oxidam. Para amenizar ou retardar esses sinais do envelhecimento, a vitamina C neutraliza a ação dos radicais livres. 

Por isso, muitos cosméticos adicionaram nas suas formulações a vitamina, auxiliando no efeito anti-idade. São bases, protetores solares, séruns, bb creams e muitos outros produtos para a pele. Dessa maneira, pode-se dizer que o ativo está presente em diversas rotinas de cuidados com a pele.

FORMAÇÃO DE COLÁGENO

O colágeno não está presente só na pele, mas também nos ossos, mucosas, dentes e tem papel na preservação dos vasos sanguíneos. Sobretudo, a vitamina C atua na síntese do colágeno, sendo assim, essencial para o corpo humano. Também é fundamental no processo de cicatrização e reparação do tecido conectivo. 

MELHORA A IMUNIDADE

Com bons níveis de vitamina C presente no corpo, mais glóbulos brancos são produzidos. Estes últimos são essenciais para a defesa do organismo, combatendo as ameaças. Além disso, o ácido ascórbico contribui para aumentar a quantidade de anticorpos do corpo. 

MELHORA A ABSORÇÃO DE FERRO

A biodisponibilidade no organismo do ferro não-heme, de origem vegetal, é maior com a ingestão de vitamina C. O ferro é importante para diversas funções vitais do corpo, como a prevenção de anemia, os estados de desânimo, evita a falta de concentração e demais benefícios. 

PREVINE PROBLEMAS DE VISÃO

Deficiências visuais como a catarata, decorrente do envelhecimento, pode ser evitada com a ingestão correta de vitamina C. O ácido auxilia a proteger a degeneração da mácula, parte da retina que é responsável pelos detalhes das imagens que enxergamos. 

Além dos benefícios citados acima, a vitamina C também previne resfriados, diminui o estresse, melhora o humor e ajuda na queima de gorduras.

Será que os seus amigos sabem para que serve a vitamina C? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais!

Referências: Minha Vida e Derma Club

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.