fbpx
osteoporose

O que é osteoporose? Veja como se prevenir e tratar a doença

Por ser assintomática, a osteoporose é uma condição que preocupa muito o público da terceira idade. Sabemos que com o passar dos anos, nosso corpo perde a capacidade de absorver cálcio e os ossos ficam mais fracos e porosos. Diante disso, é essencial tomar cuidados com a rotina, alimentação e suplementação.

Quanto aos homens, o desequilíbrio se inicia a partir dos 40 anos. Por outro lado, o processo de degeneração óssea começa cinco anos mais cedo para as mulheres, aos 35. Entretanto, outras ocasiões colaboram para o aparecimento dessa condição, como tabagismo, doenças renais e endócrinas. Sob esse ponto de vista, é necessário ficar atento.

Desse modo, vamos conhecer melhor o assunto. Nos tópicos abaixo, você aprenderá o que é osteoporose, o que ela provoca e as formas de tratamento mais indicadas. Portanto, permaneça conosco e tenha uma boa leitura!

O que é osteoporose?

Trata-se de uma condição do corpo caracterizada pela perda de massa óssea, que faz com que os ossos se apresentem mais frágeis. Desse modo, ela aumenta o risco de fraturas e só é identificada quando esse tipo de reação acontece. Porém, ela também pode ser reconhecida pela dor crônica recorrente da deformação óssea.

O que ela provoca?

A osteoporose dificulta a movimentação do corpo e faz com que a pessoa acometida tenha muitas manifestações dolorosas. Esse fator atrapalha até a realização de tarefas cotidianas simples. Além disso, com o tempo, pode causar deformidades na coluna vertebral.

Quais são as formas de tratamento indicadas?

Para identificar a doença é necessário ajuda profissional. Além da realização de uma radiografia, o médico deverá levar em consideração o histórico do paciente. Por exemplo, altura, histórico familiar, idade e se o indivíduo tem vícios nocivos, como o consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros.

Quanto ao tratamento, ele vai de acordo com as orientações médicas. Quando há deficiências nutricionais, são normalmente indicados suplementos ou medicamentos que ajudam na produção de massa óssea.

Em todo caso, é interessante seguir as recomendações e fazer mudanças na rotina. Ao passo que apenas o consumo de tais produtos não são suficientes. É imprescindível valorizar hábitos mais saudáveis no dia a dia, como ter uma alimentação balanceada, manter o corpo em movimento e consumir alimentos ricos em cálcio.

Receber o sol matinal também é importante, visto que ele ajuda na metabolização da vitamina D, essencial para absorção do cálcio. Entre 15 e 20 minutos diários antes das 10h já é o suficiente. Enquanto isso, que tal dar uma caminhada ou andar de bicicleta na praça ou no quarteirão do seu bairro?

Quais são as maneiras de prevenir da osteoporose?

O consumo de bebidas alcoólicas promove muitos malefícios ao ser humano. Além do vício, o exagero desse produto influencia a formação de problemas como falência do fígado, transtornos psiquiátricos, AVC e a redução de cálcio no nosso organismo.

Por isso, é necessário evitá-lo ao máximo, da mesma forma que o hábito de fumar. Afinal, o cigarro potencializa essa condição e deixa o indivíduo vulnerável ao aparecimento de doenças e de diversos tipos de câncer.

Desde já, também é imprescindível focar no fortalecimento dos músculos e das articulações. Logo, nada melhor que separar um horário do seu dia para praticar atividades físicas. Todavia, é interessante investir em práticas ou esportes do seu interesse. Até mesmo uma leve caminhada no final da tarde pode trazer bons benefícios ao seu dia a dia.

Esse hábito combate o sedentarismo e traz outras vantagens, como a diminuição da sonolência e a valorização do seu bem-estar. Também aumenta a disposição e a produtividade.

Neste artigo, você aprimorou o seu conhecimento em relação à osteoporose. Caso esteja passando por tal condição, não hesite em procurar um médico. Se não for seu caso, foque em hábitos saudáveis no seu dia a dia e evite malefícios que impactem na sua longevidade.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter para receber dicas inéditas sobre saúde e bem-estar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.