fbpx
óleos vegetais

Descubra o que são os óleos vegetais e como você pode usá-los no dia a dia

Os óleos vegetais já são conhecidos por serem grandes aliados da indústria da beleza. Atualmente, as pessoas buscam um estilo de vida mais sustentável e preferem investir nesses produtos. Afinal, eles trazem muitos benefícios para a saúde e são uma opção saudável na hidratação da pele ou até dos cabelos.

Sem dúvidas, os cuidados com a aparência ajudam a melhorar autoestima de um indivíduo. Logo, é interessante focar em alternativas naturais, para uma vida longeva e confortável. Por isso, é importante conhecer as vantagens de produtos como os óleos vegetais.

Nos tópicos abaixo você terá a oportunidade de enriquecer o seu conhecimento sobre o assunto. Vamos explorar quais são os detalhes e os principais tipos de óleos vegetais.  Continue conosco e tenha uma ótima leitura! 

O que são os óleos vegetais?

Em resumo, os óleos vegetais são fabricados a partir da extração da gordura encontrada em determinadas plantas. De maneira idêntica, essa mesma ação é feita com galhos, raízes ou frutos, na intenção de adquirir tal substância. Posteriormente, eles são transformados em cosméticos. No entanto, trata-se de uma solução mais natural e mais concentrada. Logo, tem um valor agregado.

As maneiras de extração 

Existem várias técnicas para extrair os óleos vegetais. A primeira é a  extração com solvente orgânico. Tudo é feito a partir da trituração de grãos até o procedimento final dos óleos vegetais. 

Outro processo é a extração por prensagem. Ela é feita ao esmagar sementes como amêndoas ou castanha-do-pará de modo a liberar o óleo. Comparada ao modelo anterior, esse modo apresenta menor impacto à natureza. Todavia, há também as extrações com enzimas e com ajuda do fluido supercrítico. Em suma, são métodos que extraem o máximo de propriedades benéficas do vegetal utilizado.

As principais vantagens 

Como falamos, eles ajudam tanto na hidratação da pele quanto na manutenção do brilho dos cabelos. No entanto, eles também trazem propriedades anti-inflamatórias e/ou antissépticas. Com isso, é possível tratar feridas e ajudar no bom funcionamento do seu organismo.

De toda maneira, sempre prefira os produtos 100% naturais. Primeiro, o seu uso ajuda na consistência de cremes para a eficiência de determinados tratamentos. Por outro lado, é comum usá-lo puro na realização de massagens ou outros objetivos que um indivíduo deseja alcançar.

Os mais conhecidos óleos vegetais

O de alecrim ajuda a melhorar a saúde bucal e aliviar as dores musculares. Já os óleos vegetais de rosa mosqueta trazem mais firmeza e hidratação para a pele. Entretanto, se você está à procura de um produto que ajude a hidratar o seu cabelo, foque no óleo de argan ou de semente de uva. Mas caso queira tratar dermatites, aposte no óleo de coco.

Neste artigo você aprendeu o que são os óleos vegetais e o quanto eles podem ajudar na eficiência de diversos tratamentos. Por fim, desde a hidratação do cabelo até no tratamento de problemas estéticos, eles são favoráveis para a saúde e o bem-estar.

Na rede Dias de Cruz  você encontra uma infinidade de óleos vegetais e essenciais. Clique aqui e converse como nossa equipe especializada pelo WhatsApp!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.