fbpx
o que são medicamentos manipulados

Descubra o que são medicamentos manipulados e como funcionam

A adesão ao medicamento manipulado têm aumentado no Brasil. Somente em 2018, as farmácias de manipulação movimentaram mais de R$ 5 milhões, segundo a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que são medicamentos manipulados.

A principal características dos manipulados é que são produzidos sob demanda e são personalizados. Diferente dos remédios tradicionais, que são feitos em larga escala e não atendem às necessidades específicas do paciente, principalmente no tocante à quantidade ideal para o tratamento. Além disso, os medicamentos são produzidos na própria farmácia de manipulação, em laboratório próprio.

Sobretudo, a farmácia de manipulação também pode produzir suplementos, cosméticos, cremes e demais produtos que possam ser manipulados. Ou seja, uma grande variedade de opções de tratamentos personalizados está à disposição do paciente. Entretanto, ele precisa apresentar uma receita médica para obter o medicamento. Quer saber como eles funcionam e se tem o mesmo poder de ação dos industrializados? Continue a leitura!

O QUE SÃO MEDICAMENTOS MANIPULADOS

Qualquer remédio vendido nas drogarias pode ser produzido nas farmácias de manipulação. Para isso, basta que ele não seja patenteado por uma empresa e o princípio ativo esteja liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa maneira, o paciente vai até a farmácia de manipulação e entrega a receita médica ao farmacêutico responsável

Nas indicações do médico estarão: princípio ativo, concentração, quantidade necessária para o tratamento e se alguma substância deve ficar de fora da formulação. Isso significa que o paciente receberá um medicamento personalizado, que atenderá as necessidades do seu organismo, com a quantidade exata para o tratamento.

Para algumas pessoas, o medicamento manipulado é ideal, haja vista as alergias e intolerâncias a determinados componentes medicamentosos.Portanto, precisam que o medicamento seja produzido sem esse(s) elemento(s), o que é possível na manipulação farmacêutica. A personalização também é vantajosa para crianças e idosos que precisam de comprimidos menores para engolir. Ou seja, também é possível personalizar o formato do medicamento!

EFICÁCIA

Na discussão sobre o que são medicamentos manipulados, também surge a dúvida se eles são confiáveis. Ao utilizar o mesmo princípio ativo do remédio tradicional, o manipulado apresenta os mesmos benefícios e qualidade. Ou seja, terá o mesmo efeito. Ademais, é preciso escolher um farmácia magistral experiente e que cumpra com todas as normas de segurança. 

ASSOCIAÇÃO MEDICAMENTOSA

Outra vantagem dos remédios manipulados é que podem ser  associadas duas ou mais substâncias em um só medicamento. Isso auxilia quem precisa consumir diversos medicamentos ao longo do dia e, pode se confundir com a quantidade. 

PREÇO

Uma pergunta comum sobre o tema “o que são medicamentos manipulados”, é acerca do preço. Afinal, é natural se questionar se a personalização do medicamento pode fazer o valor final subir. Em alguns casos, o manipulado é mais barato porque é feito na quantidade específica para o tratamento. Isso se traduz em economia para o paciente e gera menos desperdício!

Por ser um remédio manipulado, é preciso ter cuidado: não use medicamentos personalizados para outras pessoas. Cada fórmula é única e individualizada. Aliás, a consulta médica é essencial para avaliação do paciente e a realização de um diagnóstico. A partir disso, o médico prescreverá o medicamento adequado.

Ainda com dúvidas? Clique aqui e entre em contato conosco! Podemos te ajudar a entender melhor sobre os remédios manipulados.

Referências: Drauzio Varella, Tua saúde e Jornal NH

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.