fbpx

Entenda como agem os alimentos com propriedades termogênicas

Uma vida saudável e equilibrada tem sua base em uma dieta balanceada. Afinal, alimentação e saúde são fatores intimamente ligados, capazes de promover a longevidade. Para quem também deseja emagrecer com saúde, é essencial utilizar alimentos capazes de proporcionar esse objetivo sempre cuidando da saúde.

Além disso, por meio da alimentação, é possível gerenciar as medidas e redesenhar o contorno corporal. A fim de acelerar esse processo, pode-se impulsionar a termogênese no organismo, aumentando o gasto calórico. Parece complicado, né? Calma! Você já deve ter se perguntado o que é termogênico, certo? É o que você vai descobrir ao longo deste artigo!

Os alimentos termogênicos contribuem para a perda de peso ao proporcionarem um gasto calórico maior. Afinal, para perder peso, a equação é simples: é necessário gastar mais calorias do que a quantidade ingerida. Então, quer saber como os alimentos termogênicos funcionam, quais são eles e seus efeitos no organismo? Continue a leitura!

O que é termogênico?

A origem da palavra “termogênese” já nos explica o que são os termogênicos: é o fenômeno de produção de calor dentro do corpo. Portanto, termogênicos são aqueles alimentos capazes de aumentar a temperatura corporal. Mas como isso acontece?

Cada alimento demanda energia do corpo para ser digerido. No caso dos termogênicos, eles exigem um esforço maior, e o corpo gasta mais energia. Assim, o metabolismo acelera, a temperatura aumenta e o gasto calórico também. Aliás, é preciso lembrar que o organismo sempre busca voltar para sua temperatura normal, por volta dos 36°C. Para o organismo voltar ao equilíbrio térmico, também há gasto calórico.

Os termogênicos são ideais para o emagrecimento. Entretanto, eles também têm uma ação muito interessante na redução da inflação crônica, o que contribui para a melhoria de uma série de doenças relacionadas a esse tipo de problema.

Além disso, esses alimentam também contribuem para o aumento da diurese, diminuindo a retenção hídrica, o que também pode auxiliar em outros processos, como o controle da pressão arterial. Alguns desses produtos também são capazes de reduzir o estresse oxidativo, ou seja, aquele que é crônico e constante, ligado ao surgimento de uma série de comorbidades que afetam a sociedade atualmente.

O mecanismo de funcionamento mais popular dos termogênicos fica por conta da facilitação da queima de calorias, gerado pela aceleração do metabolismo, como já descrevemos ao longo deste artigo.

Como funciona o gerenciamento de medidas associado ao consumo de alimentos termogênicos?

Agora que você entende o que é termogênico, é preciso entender sua relação com a perda de gordura. Após o consumo, o alimento termogênico ou o suplemento alimentar com essa característica causa um aumento na temperatura corporal. Com isso, o metabolismo do corpo se mantém acelerado ao longo do dia.

Ademais, quando o metabolismo está acelerado, o corpo continua queimando as gorduras estocadas e ainda nota-se maior disposição para as tarefas do dia. No entanto, é preciso saber que não basta ingerir alimentos termogênicos para emagrecer. Eles não fazem o trabalho de gerenciamento de peso e medidas sozinhos. Então, dieta e exercício físico também devem entrar para a rotina.

Quais são os principais alimentos termogênicos?

Há uma grande variedade de alimentos e suplementos que podem colaborar para aumentar a disposição e a queima de gordura corporal. A seguir, você conhecerá alguns e saberá onde encontrá-los.

Cafeína

Presente no café e em diversas marcas de suplementos alimentares, a cafeína é um dos estimulantes mais conhecidos. Além de aumentar a resistência dos atletas, ela melhora a performance nos treinos e também aumenta o gasto de calorias. Por isso, consome-se a cafeína em forma de suplementos antes dos treinos, o que estimula a prática de exercícios. Outro benefício é a melhora na concentração e no processo de aprendizado.

Gengibre

Com a ingestão diária de 2 a 4 gramas de gengibre, o organismo consegue aproveitar os benefícios desse alimento. O gengibre contém óleos essenciais, que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação sanguínea. Assim, há o aumento da temperatura corporal, estimulando o gasto calórico.

Pimenta vermelha

Quando tem-se a dúvida sobre o que é termogênico, um ótimo exemplo é a pimenta vermelha. Ela é um dos temperos mais usados na culinária, capaz de aumentar em até 20% o metabolismo, segundo diversos estudos. Isso acontece devido à capsaicina, substância presente na pimenta. Além disso, também atua como anti-inflamatório e aumenta a imunidade do corpo.

Canela

A canela é um dos alimentos termogênicos mais versáteis, consumida com frutas, chás ou águas saborizadas. A substância aumenta o metabolismo e tem sua digestão mais lenta, o que exige mais energia do corpo.

Chá verde

Recomenda-se o consumo do chá verde em diferentes situações do dia a dia. As catequinas, presentes no chá, são as responsáveis por aumentar a temperatura corporal e aumentar o gasto de energia. Ademais, a bebida possui ação diurética, o que diminui a retenção de líquidos no corpo.

Quando consumir os produtos termogênicos?

Os alimentos termogênicos podem ser consumidos por pessoas em diversas situações, não somente por aqueles que querem emagrecer. Pessoas que fazem atividades físicas, independentemente da modalidade (musculação, corrida, crossfit etc.) podem ser muito favorecidas por esse tipo de produto.

Isso porque os termogênicos favorecem o melhor desempenho nos treinos. Obtém-se esse benefício, especialmente, por produtos que têm cafeína. Essa substância aumenta consideravelmente a resistência das pessoas, possibilitando que elas consigam se exercitar por mais tempo, diminuindo o desgaste do copo durante a atividade.

Observa-se também a melhoria do foco quando se consome alimentos termogênciso. Se você é uma daquelas pessoas que sofre com a falta de atenção durante um dia de trabalho ou estudos, esses produtos podem ajudar. Inseri-los em sua dieta proporcionará um aumento na concentração e, como efeito disso, melhoria na capacidade de aprendizado.

Aquelas pessoas que sentem muito sono durante o dia também podem ser beneficiadas com os termogênicos. Como esses produtos aceleram o metabolismo, o seu corpo não ficará com aquela sensação de cansaço ao longo do dia. Entretanto, recomenda-se ter um pouco de cuidado ao consumir esses produtos próximo do horário de dormir, já que algumas pessoas podem ter problemas com insônia ao fazer o uso de termogênicos.

Quais são as formas de consumo de termogênicos?

Como você pode perceber, existem diversos tipos de alimentos termogênicos. Porém, nem sempre é fácil consumir esses produtos. Por exemplo, para algumas pessoas, comer gengibre pode causar irritações na boca e na garganta. Outro problema é a cafeína ou a pimenta, pois muitas pessoas não suportam consumir esses alimentos.

Então, como obter todos os benefícios que nós descrevemos neste artigo? Simples: com suplementos manipulados. Nesse caso, você terá todos os benefícios do próprio alimento, porém, em uma simples cápsula. Além disso, os suplementos têm o princípio ativo do produto concentrado.

Portanto, consumir termogênicos em forma de suplementos facilita consideravelmente o consumo desse importante elemento para o corpo, favorecendo de forma significativa a sua saúde, bem como o processo de queima de gordura.

Vale lembrar que além de saber o que é termogênico, também é importante procurar a orientação de um médico. O profissional vai indicar os melhores alimentos termogênicos, de acordo com as características de cada indivíduo. Além disso, ele poderá prescrever suplementos capazes de estimular a termogênese. Também reforçamos que alimentação balanceada e exercícios são pontos-chave para gerenciar suas medidas.

Agora que você já sabe o que é termogênicoentre em contato conosco e pergunte-nos como emagrecer com saúde. Temos uma equipe especializada, pronta para atendê-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.