fbpx
o que é libido

Entenda o que é libido e como esse aspecto influencia na saúde dos relacionamentos

A vida sexual pode parecer menos importante que outras questões do dia a dia, mas a libido também é importante na fase adulta, ainda que esse aspecto ligado ao desejo oscile ao longo da vida. Mas o que é libido e qual sua importância? É o que você vai descobrir neste artigo!

Sobretudo, é um tema importante porque se trata de um fator que pode melhorar a saúde sexual dentro de um relacionamento, garantindo satisfação para o casal e a saúde do relacionamento.

Tendo isso como base, montamos este conteúdo para apresentar as causas que podem deixar a libido em baixa, bom como apontar dicas para contornar o problema, que está diretamente ligado ao desejo sexual.

O que é libido?

De acordo com a ciência, a palavra libido significa, em latim, desejo. Há diversos tipos de libido, vale destacar. Para a ciência, alguns dos mais comuns, entre características positivas e negativas, são:

    • vontade de satisfazer o(a) parceiro(a);
    • comportamento de vício em relação ao sexo;
    • dependência das relações sexuais;
    • falta de interesse das pessoas em relação ao sexo.

Com base nesse pensamento, podemos compreender a libido como um ímpeto sexual que nos leva a sentir ou ter energia sexual por alguém. No entanto, a libido, como vimos, também está relacionada a falta de desejo sexual. Nesse caso, fala-se em baixa libido ou falta de libido.

Causas da baixa libido

A perda de libido ou sua diminuição pode estar relacionada a inúmeros fatores, dentre eles:

    •  Ansiedade. Por exemplo, quando uma pessoa está muito ansiosa para encontrar alguém, pode perder a libido;
    • Uso de medicamentos, como são o caso dos antidepressivos;
    • Problemas no relacionamento, que podem ter relação com brigas, falta de empatia, etc.;
    • Momentos de estresse. Problema que libera hormônios que impedem o sentimento de prazer diante do ato sexual.

No caso das mulheres, uma situação em específico pode prejudicar a libido, que é o ciclo menstrual, que provoca alterações hormonais.

Como estimular a libido?

A libido está diretamente relacionado à produção de dois hormônios: testosterona, em relação ao homem, e estrogênio, no que diz respeito à mulher.

Tendo isso em mente, fica fácil compreender que é possível trabalhar a questão da libido a partir do estímulo da produção desses dois hormônios, algo que pode ser alcançado através da alimentação, com o consumo de alimentos ricos em zinco (feijão, ostras etc.), por exemplo, ou de medicamentos manipulados, destinados a esse fim. É um problema, portanto, que tem solução.

Além de ser necessário investir em uma dieta rica em zinco, é essencial trabalhar para que o seu relacionamento seja saudável. Brigas entre o casal podem causar a perda da libido e, consequentemente, afetar o desempenho sexual. As situações que causam estresse, são apontadas como um dos principais fatores que prejudicam a libido.

Então, gostou de saber mais sobre o que é libido? Sente que a sua está em baixa? Clique aqui para falar com nosso atendimento especializado. Contamos com diversos produtos naturais, que podem aumentar a sua libido e, assim, melhorar a saúde do seu relacionamento. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.