fbpx
o que é detox

Detox: o que é isso afinal? Entenda definitivamente!

Nossos hábitos alimentares e nosso estilo de vida falam muito por nós. Diante disso, quando as pessoas se descuidam, geram malefícios ao corpo. Como resultado, elas ficam vulneráveis ao aparecimento de doenças. Por isso, é importante entender o que é detox.

A desintoxicação previne a aceleração do processo de envelhecimento e promove a remoção das toxinas do corpo. Esse fator contribui para o seu bem-estar e sua disposição durante o dia. Assim, é possível ficar mais ativo e manter a imunidade alta.

Quer saber outras informações sobre o assunto? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo. Mostraremos as principais vantagens de seguir esse tipo de alimentação e dicas bastante pertinentes. Boa leitura!

O que é detox?

O termo deriva do inglês “detoxification”, que significa desintoxicação. Trata-se de eliminar o acúmulo de substâncias tóxicas e radicais livres do organismo. Afinal, as toxinas são responsáveis por sintomas que vão desde dor de cabeça à depressão. Por isso, é fundamental que, vez ou outra, ajudemos o nosso corpo a eliminá-las.

Foi por tal solução que o detox se popularizou nos últimos anos. A realidade é que nosso organismo, através do fígado, principalmente, elimina grande parte das toxinas. O problema é que, com o passar do tempo, essas substâncias se acumulam nos tecidos corporais. E esse fator promove efeitos negativos à saúde.

Assim, o detox é uma “ajudinha extra” nesse processo de depuração do organismo. Em outras palavras, uma espécie de faxina no corpo. Entretanto, é bom lembrar que só deve ser realizado com acompanhamento profissional.

Sabemos que alimentação e saúde devem caminhar juntas. Muitos enxergarem a desintoxicação como uma simples dieta para eliminar a gordura localizada. A verdade, porém, é que ela vai muito além, pois exerce funções importantíssimas para a manutenção da saúde.

Por que fazer detox?

Todos os dias, estamos expostos a substâncias tóxicas que chegam até nosso organismo. Seja por meio da poluição, dos medicamentos, dos agrotóxicos, da fumaça de cigarro ou do álcool. Da mesma forma, ficamos vulneráveis às substâncias nocivas dos alimentos industrializados, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros.

A exposição contínua e o acúmulo dessas toxinas impactam a saúde. Assim, geram problemas como fadiga física e mental, dores de cabeça e articulares, dificuldade para emagrecer e problemas de pele. Inegavelmente, esses sintomas são um aviso de que as coisas não vão bem.

Além de limpar e equilibrar o corpo, o detox melhora o intestino. Ao passo que beneficia a saúde das unhas e dos cabelos. Também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e acelera o metabolismo. Em outras palavras, é um grande auxiliador no autocuidado e na valorização do bem-estar.

Quais sintomas indicam o acúmulo de toxinas no corpo?

Até agora você aprendeu o que é detox e como ele é necessário. A eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam no organismo requer comprometimento do indivíduo. No entanto, quando é essencial investir nessa solução? Veja abaixo alguns sintomas que indicam o quanto seu corpo necessita da desintoxicação.

Insônia

O indivíduo passa apresentar dificuldade em dormir devido ao acúmulo de toxinas. Por consequência, o corpo não relaxa o suficiente. Assim, a pessoa não apresenta disposição e energia durante o dia.

Alergias

A pele fica vulnerável ao aparecimento de manchas e alergias. Seja pela poluição ou uso de produtos químicos nocivos. Desse modo, o corpo fica ainda mais exposto ao desenvolvimento de doenças como a dermatite atópica.

Constipação

O intestino preso causa bastante desconforto e atrapalha a rotina de qualquer pessoa. Todo aquele que procura saber o que é detox já passou por tal situação. Logo, é importante solucionar com as soluções adequadas ao seu quadro.

Depressão e alterações de humor

Essa condição mexe muito com a nossa saúde mental, visto que o acúmulo de toxinas ocasiona o aparecimento da névoa cerebral. Por isso, o indivíduo deve investir em vitaminas e minerais primordiais para uma melhor qualidade de vida.

Ganho de peso em excesso

A desregulação de hormônios é uma das principais causas do acúmulo de toxinas. Então, se você pesquisa sobre o que é detox, já deve considerar que tal situação desfavorece o gerenciamento de peso. Bem como promove o excesso de cortisol no corpo. Por isso, é melhor procurar ajuda quanto antes!

Mau hálito

Você já percebeu que o corpo começa a apresentar problemas pontuais quando precisa de desintoxicação. Alguns deles são bastante perceptíveis, outros não. Nesse caso, podemos citar o mau hálito. Devido às toxinas acumuladas, a pessoa apresenta problemas digestivos. Isso acontece porque os rins ficam comprometidos e a eliminação de odores ocorre pelas vias respiratórias.

Só o detox basta?

Sem dúvidas, não! Mesmo com acompanhamento profissional, o detox pode não gerar os resultados esperados se o corpo não estiver em equilíbrio. Por isso, deve ser associado a hábitos saudáveis. Por exemplo, praticar exercícios físicos, alimentar-se corretamente, ter uma boa noite de sono e reduzir o estresse.

Além disso, é fundamental evitar bebidas alcoólicas e outros produtos prejudiciais, como alimentos ricos em açúcar e processados. Aliás, o cigarro, certos cosméticos e itens de limpeza também causam danos. Assim sendo, lembre-se de que essa é uma mudança no estilo de vida, não apenas uma dieta para combater a gordura localizada.

Como fazer detox?

Definitivamente, agora você sabe o que é detox e os sintomas para ficar alerta. No entanto, não se esqueça de que ele só deve ser incluído na sua rotina após uma avaliação profissional. Todos os nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e minerais, têm papel relevante durante a desintoxicação.

Isso porque eles trabalham juntos na eliminação das toxinas. Portanto, é fundamental adotar uma alimentação variada nessa etapa. Você encontra produtos destinados a essa finalidade na forma de nutracêuticos. Seja em cápsulas, shakes e outras apresentações.

Contudo, o ideal é fazer um detox à base de alimentos que contribuem para a eliminação de toxinas. Logo, dê preferência aos orgânicos (sem agrotóxicos). Alguns deles são: 

  • couve;
  • mostarda;
  • chás;
  • brócolis;
  • limão;
  • agrião;
  • frutas cítricas;
  • gergelim;
  • algas;
  • rabanete;
  • rúcula;
  • integrais;
  • leguminosas;
  • peixe;
  • ovos caipiras;
  • óleos extravirgens;
  • carnes brancas.

Além disso, é importante seguir algumas boas práticas. Durante a dieta detox, que pode durar uma semana, exclua alimentos que fazem mal ao organismo. Afinal, eles atrapalham a eliminação das toxinas. São eles: 

  • gorduras;
  • açúcar;
  • sal;
  • carnes vermelhas;
  • bebidas alcoólicas;
  • industrializados;
  • farinha branca;
  • defumados;
  • embutidos;
  • café;
  • energéticos;
  • corantes;
  • chá-mate.

Ademais, também é bom lembrar que não se trata de um processo milagroso. Por isso, ele é resultado dos seus esforços diários. É a consequência do seu comprometimento em estabelecer um padrão de vida favorável à sua saúde. Portanto, é importante ter bastante determinação para atingir a longevidade com maior facilidade.

Neste artigo, você aprendeu o que é detox, as vantagens e quando é necessário investir nesse processo. Por isso, considere os tópicos anteriores e reveja seus hábitos alimentares. Afinal, eles podem favorecer ou desfavorecer o seu bem-estar. Logo, aposte em medidas que garantam a sua saúde.

Quer continuar nessa busca pelo autocuidado? Então, aproveite para conhecer alguns cuidados para manter a imunidade alta.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.