fbpx
o que é colágeno

Conheça a importância do colágeno para o organismo e saúde da pele

No decorrer da vida, nosso corpo passa por várias mudanças. Geralmente, são fases importantes marcadas por determinados acontecimentos, como a menstruação e a chegada da menopausa nas mulheres. Nesse sentido, algumas pessoas buscam um maior conhecimento para entender tais situações. É aí que entra a importância de saber o que é colágeno, já que a produção natural desta proteína começa a cair por volta dos 25 anos.

Em suma, cada mudança têm seus motivos. Algumas são resultantes da idade avançada, outras são consequências de maus hábitos. Ou seja, sedentarismo, falta de exercícios físicos e má alimentação. Há descuidos que pioram os aspectos das unhas, cabelo e pele. Além disso, uma vida desregrada e atividades físicas de impacto, somados à falta de colágeno, podem trazer dores nas articulações, além de aumentar a propensão ao aparecimento de outras doenças.

Portanto, se você deseja se cuidar mais, continue conosco. Nos tópicos abaixo, mostraremos a importância do colágeno e os benefícios que ele traz ao seu organismo.

Boa leitura!

O que é o colágeno

Trata-se de uma proteína capaz de proporcionar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos — apenas de suporte. De antemão, é importante lembrar de que nosso corpo produz o colágeno. Essa substância também é encontrada em alimentos como peixes, lentilha, folhas verdes e frutas cítricas e vermelhas. 

Em resumo, ele traz grandes benefícios ao aspecto da pele, unhas e cabelos. Como falamos, as mudanças negativas nessas partes do corpo são consequentes da má alimentação, hábitos de saúde ruins e do avançar da idade. Com isso, perde-se uma abundante quantidade de colágeno. Desse modo, é interessante optar por uma suplementação, que ajuda a repor as perdas naturais.

A importância dessa substância para a pele

Como falamos, nosso corpo sofre as consequências da perda do colágeno. Por exemplo, o tempo que feridas levam para cicatrizar fica maior, ocorre o enfraquecimento e enrijecimento das articulações e surgem rugas na pele.

Desse modo, é interessante focar em uma solução que traga resistência ao corpo e maior elasticidade. Geralmente, pessoas com 30 anos já podem se prevenir contra a perda de colágeno com o uso de uma suplementação adequada. Ao passo que também é possível apostar em uma alimentação rica nessa substância. Contudo, ainda é necessária a ajuda de um profissional de saúde

Os tipos de colágeno

Agora que você entendeu o que é colágeno, é interessante destacar que há vários tipos. Em suma, cada qual vai de acordo com a necessidade do indivíduo. Por exemplo, o tipo 1, também conhecido como  hidrolisado, é ideal para os que desejam tratar da pele. Ele ajuda a trazer mais resistência às estruturas fibrosas e traz a jovialidade de volta, ao devolver a firmeza e elasticidade da pele, conferindo um aspecto saudável em sua aparência.

Já o tipo 2 tem foco na melhoria de cartilagens e articulações. Em geral, a quantidade de consumo que o médico recomenda não é igual em todos os casos. Afinal, o resultado se alinha ao seu objetivo. Em todo caso, é importante fazer o uso correto do colágeno e aderir ao tratamento personalizado. Essa substância é bastante versátil, sendo seu consumo em forma de goma, pó, shakes, entre outras. 

Neste artigo, você aprendeu o que é colágeno e a importância dele para o organismo. Por isso, combata o aparecimento de estrias, o aumento da flacidez ou a desidratação da pele com essa proteína. Uma alimentação rica e balanceada, somada à suplementação, proporcionará o aporte de colágeno necessário para a perfeita manutenção da saúde. 

Na rede Dias da Cruz, você pode encontrar o colágeno em diversas versões. Clique aqui para falar pelo WhatsApp com nossa equipe especializada. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.