fbpx
mamografia

Mamografia: entenda a importância desse exame na saúde da mulher

Sem dúvidas, não devemos nos descuidar quando o assunto é saúde. Em relação ao público feminino, é essencial que toda mulher saiba a importância da mamografia. Afinal, esse é um exame bastante eficaz que ajuda a dar um diagnóstico precoce do câncer de mama.

Infelizmente, esse problema ainda causa muitas mortes. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais 2,3 milhões de novos casos foram estimados apenas em 2020. Desse modo, é interessante agir de maneira preventiva e apostar em hábitos que possibilitam uma melhor qualidade de vida.

Quer entender mais sobre esse tema? Então, continue conosco! Mostramos nos tópicos abaixo informações que agregam valor ao seu conhecimento e ações que ajudam a prevenir a doença. Boa leitura!

O que é o exame de mamografia?

É um procedimento que busca identificar irregularidades nas mamas. Ou seja, nódulos, lesões e demais fatores que ajudem a dar um diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele traz imagens detalhadas resultantes de um equipamento de alta resolução. Assim, é importante para identificar o problema na fase inicial e possibilitar que a mulher tenha mais chances de cura.

Quais são os principais tipos de exames de mama?

No primeiro passo é feito o ultrassom de mamas, uma técnica bastante eficaz que ajuda a detectar quaisquer alterações nas mamas. Em seguida, é realizada a mamografia bilateral, um procedimento que acontece em cada uma das mamas.

Também existe a mamografia digital, uma importante conquista dos avanços tecnológicos que ajuda a trazer imagens mais detalhadas para a ampliação de regiões de interesse na análise do profissional de saúde. E, caso a mulher tenha menos de 50 anos, esteja grávida ou seja lactante, é indicado o exame de ecografia mamária, pois ele não usa radiação.

Qual é a indicação e a preparação para o exame?

Em resumo, a mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 50 anos. O exame é feito a cada dois anos. No entanto, se você tem histórico na família de câncer de mama, é imprescindível fazer o exame anualmente a partir dos 35 anos.

Todavia, é necessário seguir alguns pré-requisitos antes da consulta. Por exemplo, não se deve usar cosméticos, talco e desodorante na região das mamas no dia do procedimento. Ele costuma durar entre 15 a 25 minutos e o resultado costuma ficar pronto em até duas semanas.

Há várias unidades de saúde no seu bairro e em sua cidade prontos para conduzir o procedimento. Basta buscar informações na internet e marcar um dia e horário que se adéque melhor à sua rotina. E, assim, se prevenir de qualquer malefício à sua saúde.

É bom lembrar que o exame é indolor, mas ele pode gerar um certo incômodo na hora da prensagem das mamas. Contudo, é algo muito efêmero diante da gravidade de um câncer de mama. Além disso, caso a mulher esteja próxima de menstruar, o ideal é realizar o exame após esse período em que a sensibilidade mamária está mais aflorada.

Neste conteúdo, você aprendeu a importância da mamografia com informações relevantes para realizar o exame sem medo. Portanto, organize um espaço na sua agenda e se previna.

Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude a valorizar a saúde da mulher!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.