fbpx
homeopatia para crianças

Homeopatia para crianças: saiba como funciona o tratamento

Um dos problemas mais comuns que os pais enfrentam durante os cuidados com os pequenos, são os tratamentos médicos. Por estarem em um estágio de desenvolvimento em que o organismo está “aprendendo” a se defender, as crianças são mais suscetíveis a complicações, como as reações alérgicas. Nesse caso, a homeopatia para crianças é uma alternativa interessante.

Têm aumentado a procura de mães e pais por tratamentos menos invasivos, geralmente para curar doenças como gripes, cólicas e infecções reincidentes. Nesse sentido, a homeopatia é bastante abrangente. 

Neste artigo abordaremos o tema com total atenção para as crianças. Continue a leitura e entenda como a homeopatia para crianças funciona na prática! 

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO

Reconhecida desde 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e oferecida em alguns ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), a homeopatia foi desenvolvida na Alemanha. Ela foi criada pelo pesquisador e doutor Samuel Hahnemann (1755-1843). A saber, ele apontou que sua principal característica era que seguia o princípio dos semelhantes. O que isso significa?

Ao contrário dos remédios convencionais, conhecidos como alopáticos, os homeopáticos utilizam a mesma substância que causa a doença para combatê-la. Em doses bem pequenas, diluídas ao máximo em água, elas estimulam o sistema imunológico a tratar os sintomas e curar a pessoa. Dessa maneira, podemos dizer que existem vantagens na homeopatia para crianças, como:

Restabelecimento rápido da saúde: Ao estimular as defesas do organismo, a homeopatia para crianças também restabelece a saúde mental, física, emocional e espiritual.

Menor risco de reações adversas: Por não levar componentes químicos ativos, a homeopatia não tem contraindicação nem causam efeitos colaterais. Portanto, é ideal para bebês e crianças que ainda estão desenvolvendo seu metabolismo.

Diminuição da incidência de doenças: Ao promover a prevenção e cura, a homeopatia para crianças pode contribuir para que doenças não se voltem a se manifestar.

COMO FUNCIONA A HOMEOPATIA PARA CRIANÇAS?

A princípio, os responsáveis pela criança que estejam interessados na homeopatia, devem buscar um médico homeopata. Já existem pediatras especializados na área que poderão receitar o homeopático adequado, assim como medicamentos manipulados, caso opte por um tratamento de alopáticos e homeopáticos.

Sobretudo, as observações do responsável que servirão de base para o médico, para uma anamnese mais precisa. Também é observada a postura da criança, sua capacidade tátil, se responde quando é chamada, se está receptiva, etc. Também é questionado o ambiente familiar, já que o lado emocional também conta.

Dessa forma, por ser uma consulta rica em detalhes, o médico pode, com especificidade, indicar qual medicamento homeopático é o ideal. Sobretudo, essa coleta de de informações é importante para obter eficácia no tratamento. Assim, haverá um desenvolvimento das potencialidades do organismo de se proteger, logo nos primeiros anos de vida.

DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS COM HOMEOPATIA

São inúmeras as doenças que a homeopatia para crianças é capaz de tratar e curar. Dessa maneira, listamos além daquelas que já falamos, as seguintes enfermidades: 

  • sinusites;
  • otites;
  • laringite;
  • faringites;
  • alergias;
  • regurgitação;
  • problemas digestivos;
  • desconfortos da erupção dentária.

Entretanto, é preciso entender que a homeopatia para crianças deve ter o acompanhamento do médico homeopata. É possível que medicamento tradicionais sejam combinados com os homeopáticos, dependendo do quadro da doença, como uma forma de promover rápida melhora na rotina e qualidade de vida.

Ficou interessada nos medicamentos homeopáticos? Clique aqui para saber mais! 

Referências: Boa Consulta, Minha Vida e Bebê

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.