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Você Gosta De Fazer Caminhada? Descubra Se Está Fazendo Da Maneira Correta

Se você procura um exercício simples, mas capaz de trazer ótimos benefícios para a sua saúde, acabou de encontrar. Neste post, você vai descobrir como fazer caminhada da maneira correta.

Entretanto, você pode pensar que caminhar não tem segredo, afinal, você anda desde que era bebê, não é? Contudo, apesar de se tratar de um exercício relativamente simples, existem alguns detalhes importantes para executá-lo da forma ideal.

Os benefícios são inúmeros: a caminhada ajuda a ter mais disposição, melhora a circulação sanguínea, contribui para o emagrecimento e tem diversas outras vantagens.

Continue a leitura para saber como praticar a caminhada sem erros!

Quais os cuidados antes da caminhada?

O primeiro ponto antes de qualquer exercício é a avaliação médica. Mesmo a caminhada, que é um exercício relativamente simples, merece a atenção de um profissional. Durante a consulta é avaliado o seu estado geral de saúde e o médico faz algumas recomendações de como tornar o processo ainda mais produtivo e seguro.

Além da avaliação médica, existem mais alguns pequenos cuidados que você deve tomarPrimeiramente, se atente ao tênis para caminhada. As marcas trazem modelos exclusivos para esse objetivo, de modo a ajudar no amortecimento dos joelhos e a proteger os tornozelos de possíveis torções.

Visite uma loja próxima de você e converse com o vendedor, para que ele possa recomendar o melhor tênis. Também, é interessante que você se programe para fazer a caminhada. Se você está no começo, 30 minutos de exercício, três vezes por semana, já é um ótimo ponto de partida.

Além disso, é claro que você vai encaixar o horário que melhor se adapte à sua rotina, mas é interessante escolher um bom momento. De manhã, por exemplo, caminhar ajuda a estimular o corpo e o deixa pronto para o restante do dia. Se não for possível fazer o exercício durante a manhã, procure evitar o sol e o excesso de calor.

Por fim, mais um cuidado antes da caminhada que muita gente não considera é o local. Opte por uma praça ou um parque. O ideal é que seja um lugar seguro, longe de carros e que seja plano e bem cuidado, para evitar quedas.

Como fazer caminhada?

Então, chegamos ao momento da caminhada em si. Antes de qualquer coisa, não se esqueça de fazer o alongamento, antes e depois da mesma. Afinal, esse hábito ajuda a evitar lesões e cãibras.

Durante o exercício, se atente à postura e a respiração. Ou seja, a cabeça deve estar levantada, centrada nos ombros e com o olhar para o horizonte. Já os ombros, relaxados, não devem estar inclinados, o que pode levar a dores.

A respiração é um dos pontos mais importantes de qualquer exercício. Logo, é preciso saber respirar bem para garantir que o corpo tenha combustível para se exercitar. Por isso, respire pelo nariz e solte pela boca.

É preciso se atentar a esse ponto, pois quando o esforço é grande, tendemos a respirar pela boca, para permitir uma maior entrada de ar. Se perceber essa mudança, diminua um pouco o ritmo. Um detalhe importante a ser mencionado é a constância na qual você faz essa atividade

O motivo principal que faz as pessoas não terem resultados quando fazem caminhadas não é a intensidade da mesma, mas sim, a falta de continuidade. A maior parte começa e se mantém por alguns dias. Logo depois, desistem. Se você fizer isso, todo o ganho conquistado em resistência e saúde começam a ser perdidos. 

Obviamente que, em determinados momentos, você pode não conseguir fazer sua caminhada. Contudo, é importante que isso seja uma exceção e que, na maioria dos dias, você saia para fazer a atividade. 

Por que fazer caminhada?

Como você pode perceber, a caminhada pode proporcionar benefícios muito interessantes. Entretanto, outras atividades são benéficas para a saúde e também geram ganhos consideráveis. Diante disso, uma pergunta pode ficar no ar: por que fazer caminhadas?

Para responder essa pergunta, separamos alguns benefícios extras que você pode conquistar. Continue lendo!

Possibilidade de explorar espaços diferentes

Um dos benefícios que podem ser conquistados na caminhada é a possibilidade de conhecer lugares diferentes. Não é raro encontrar pessoas que moram há anos em um bairro e não o conhecem completamente.

Se esse é o seu caso, a caminhada pode ser uma boa opção para explorar os espaços próximos. Contudo, quem já está mais habituado à prática pode caminhar até outros bairros, para conhecer locais diferentes dentro da sua própria cidade. 

Criação de um novo hobby

A caminhada pode se tornar um hobby. Inicialmente, você pode praticar essa atividade pensando exclusivamente na saúde. No entanto, com o passar do tempo, é possível que ela passe a ser algo prazeroso. Para tanto, é muito importante encontrar motivação para fazer a caminhada. 

Se no início parecer complicado criar o hábito e desenvolver o hobby, pense que você faz algo que contribuirá para o aumento da sua saúde. Com o passar do tempo, essa prática passará a fazer parte do seu dia a dia. Logo, será cada vez mais fácil se arrumar para fazer as caminhadas. 

Determinação do horário ideal para fazer caminhada

Outro ponto que destacamos é a facilidade que você mesmo terá para determinar o horário de sua caminhada. O principal “equipamento” para essa atividade são suas pernas e a “academia” é todo o espaço do seu bairro ou da sua cidade que pode receber pedestres. 

Logo, não existe a desculpa da falta de tempo. Quem decide o momento ideal para fazer as caminhadas é você. Portanto, não existe a possibilidade de ficar preso aos horários de academias, instrutor pessoal ou outros ambientes onde se pratica atividade física regular. 

Fugir da rotina

Por fim, praticar caminhadas ajudará você a fugir da rotina. Pessoas que têm uma vida entediante ou que precisam trabalhar muitas horas por dia precisam de um momento de descontração e desligamento do resto do mundo. 

No entanto, algumas buscam essa fuga em festas, bares e outros tipos de diversão, que são importantes e fazem parte da vida. Contudo, além de fugir da rotina, praticar uma atividade prazerosa que contribuirá para a sua saúde é muito satisfatório. 

Portanto, comece a fazer caminhada e colher os benefícios que ela pode proporcionar para a sua saúde física e mentalAlém de ajudar a controlar o estresse, é um dos exercícios mais simples, que qualquer pessoa pode fazer. Com esses cuidados, você terá mais segurança e resultados ainda melhores. 

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