fbpx

Fadiga da pandemia: entenda o que é esse novo tipo de cansaço

Desde março de 2020, a maioria das pessoas adota medidas necessárias com foco no combate à Covid-19. Por ser uma situação inédita, que atingiu o mundo todo, muitos ainda não sabem lidar com tal situação, o que tornou a fadiga da pandemia uma  realidade para a grande maioria das pessoas.

Quem busca qualidade de vida sabe que é necessário cuidar da saúde mental e manter o corpo em atividade. No entanto, por vezes, esse tipo de cansaço é tão avassalador que mexe com o psicológico e traz consequências desagradáveis.

Se você passa por isso e está à procura de mudanças benéficas na sua rotina, continue conosco e veja, nos tópicos abaixo, informações que possibilitarão a busca por melhorias no seu dia a dia. Boa leitura!

O que é a fadiga da pandemia

É o cansaço gerado pelas mudanças de comportamento que tiveram que ser adotadas para evitar o grande número de contágio pelo novo coronavírus. O que resultou na privação de muitas atividades corriqueiras e ocasiões que promovem a aglomeração de pessoas.

Trabalho remoto, ensino doméstico e aumento do consumo de conteúdos online se tornaram uma realidade na vida muitos. No entanto, poucos são aqueles que conseguem se adaptar. Afinal, essa situação gerou uma desorganização na rotina e, por se tratar de um cenário incerto, ocasionou a falta de perspectivas para o futuro.

As principais características da fadiga da pandemia

Como foi dito, toda essa situação influencia no psicológico, e pode trazer consequências que prejudicam a produtividade, além de colocar em risco a saúde. Alguns chegam a sofrer de crises de ansiedade, pânico e até depressão.

O isolamento social se prolongou e muitos “furaram a quarentena” em busca de aliviar o estresse e fazer atividades que trouxessem um pouco de paz de espírito. No entanto, muitas dessas ações colocaram a vida de todos os envolvidos em perigo.

A Covid-19 se manifesta de maneiras diferentes e, em certos casos, pode levar à morte. Portanto, não se deve descuidar das medidas de segurança, ao mesmo tempo que devemos criar estratégias para evitar o sofrimento e a solidão.

As medidas para combater a fadiga da pandemia

É interessante que todos que desejam combater a fadiga da pandemia estejam dispostos a fazer uma gestão do tempo baseada em uma vida saudável. Ou seja, organizar atividades de forma estratégica e cumprir com os horários corretamente. Além de optar constantemente por uma alimentação saudável.

Não é recomendável ir além dos seus limites. Cada um deve saber até onde é capaz de ir e pedir ajuda profissional sempre que achar necessário. Por exemplo, se não consegue manter a organização no trabalho, use aplicativos que ajudem no seu planejamento e peça orientação ao seu gestor.

Não se sente à vontade em praticar esportes? Monte uma rotina de exercícios em casa ou faça caminhadas no horário matutino, a fim de ter mais disposição durante o dia. No entanto, lembre-se de usar a máscara e higienizar as mãos. Não se prive de sair, mas tome total cuidado com os riscos de contaminação.

Caso tenha saudade de algum amigo ou familiar, demonstre seu afeto com o auxílio da tecnologia e respeite o distanciamento social. Carregue a certeza de que quanto mais pessoas colaborarem, maiores serão as chances de controlar a situação.

Durante a leitura deste artigo, você entendeu o que é a fadiga da pandemia e como pode combater essa questão com a mudança de comportamento, além da adoção de alguns cuidados. Portanto, siga nossas dicas e garanta seu bem-estar físico e mental.

Neste período, as pessoas também apresentam dificuldades em dormir bem. Você sabia que a importância do sono vai além de descansar? Confira o porquê neste artigo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.