fbpx
exame de toque

Exame de toque retal: a importância de acabar com o preconceito na detectção do câncer de próstata

Inevitavelmente, alguns homens ainda conservam certos preconceitos em relação à saúde. Por conta de argumentos machistas, muitos deixam de realizar o exame de toque, que pode identificar com antecedência qualquer irregularidade na região da próstata.

Sem dúvidas, tal atitude pode prejudicar o indivíduo e colocá-lo em situação de risco. No entanto, a campanha Novembro Azul traz a oportunidade de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. Por isso, nada melhor que conhecer as vantagens do exame de toque retal.

Dito isso, mostramos abaixo informações relevantes sobre esse assunto e qual é a vantagem de fazer o procedimento o mais breve possível. Logo, continue conosco e tenha uma boa leitura!

A importância do exame de toque retal

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos de câncer no país. Apesar das campanhas de incentivo ao exame de toque, muitos ainda têm preconceito em consultar o urologista regularmente. Ou seja, deixam de investir na própria saúde por medo ou vergonha.

Contudo, vale ressaltar que se trata de um procedimento indolor, bem simples e rápido. A partir dos 50 anos, o homem terá de fazê-lo anualmente. Ao passo que é interessante identificar possíveis alterações na fase inicial, a fim de aumentar as chances de cura.

Os principais fatores de risco para câncer de próstata

Normalmente, as mortes de câncer de próstata acontecem entre adultos e idosos de 55 a 75 anos. No entanto, existem fatores que podem agravar o quadro do paciente. Por exemplo, o consumo de cigarro, o sedentarismo e a obesidade.

O histórico familiar também é considerado, da mesma forma que as alterações genéticas. Por isso, é importante cuidar da saúde com a ajuda de especialistas da área. Seja ao fazer o exame de toque ou outros procedimentos que melhorem a qualidade de vida de cada um.

O exame de toque e o tratamento indicado

Como você percebeu, o exame de próstata é muito importante. O homem pode ficar em pé ou deitado, basta estar à vontade no momento do processo. Ao final do exame de toque retal, é dado o resultado. Em relação ao tratamento para a doença, existem várias opções. Cabe o médico indicar a alternativa que melhor se adéqua à necessidade do paciente.

Ademais, é importante lembrar que o procedimento não pode ser substituído apenas pelo exame de sangue, chamado PSA (Antígeno Prostático Específico). Afinal, este é um entre tantos cuidados necessários a fim de melhorar a longevidade das pessoas. O exame de toque permite identificar com maior facilidade qualquer alteração na próstata.

As vantagens de descobrir o problema quanto antes

O exame de toque ajuda a identificar tumores na região. Ele dura apenas um minuto e, como foi dito, é indolor. Além disso, o médico identificará se o tumor se espalhou para outros tecidos ou se ele voltou após o tratamento realizado em outrora. Portanto, é essencial realizá-lo anualmente.

Entre os sintomas do câncer de próstata, o indivíduo apresenta necessidade de urinar mais vezes e inúmeras dificuldades de realizar tal procedimento. Também há casos de pacientes com sangue na urina e dores. Por isso, é importante fazer o exame quanto antes e evitar tais desconfortos ao longo da sua rotina.

Em conclusão, queremos destacar que não é vergonha alguma realizar o exame de toque retal. Isso porque, por meio dele, é possível identificar certas irregularidades que podem dificultar a realização de tarefas simples, além de aumentar as chances de cura da doença. Por isso, deixe o preconceito de lado e aproveite o Novembro Azul para valorizar a sua saúde!

Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de compartilhar o texto nas redes sociais. Assim, você ajuda a quebrar esse tabu e a melhorar a saúde dos homens.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.