fbpx
doenças comuns no outono

Conheça 3 doenças comuns do outono que demandam atenção

Durante alguns períodos do ano, como nas mudanças das estações, muitas pessoas sofrem diversos tipos de enfermidades. Algumas são realmente muito prejudiciais e atrapalham a vida do indivíduo. As doenças comuns no outono, por exemplo, podem trazer consequências desagradáveis. Por isso a necessidade da prevenção.

Neste artigo mostraremos as principais doenças que afligem as pessoas durante o outono, bem como as formas de tratamento.

Acompanhe!

Por que o outono é uma época propícia a doenças?

São vários os motivos que geram as doenças comuns no outono. Uma das principais é a mudança na temperatura, especialmente com a chegada do frio. Também, temos a questão da redução da umidade relativa do ar e a inversão térmica.

Afinal, esses elementos são os responsáveis pelo acúmulo de poluentes na atmosfera. Inclusive, esse é um dos principais motivos para que as doenças comuns do outono apareçam. Além disso, o clima frio também faz com que as pessoas prefiram locais mais fechados e pouco arejados.

Quais são as doenças comuns no outono?

Agora, apresentaremos as principais doenças do outono. Além disso, mostramos algumas alternativas de tratamento que podem ser adotadas.

Continue a leitura!

1. Gripes e Resfriados

Essas são as doenças clássicas do outono. Um dos motivos para que elas aconteçam nesse período é o aumento do frio e a diminuição da umidade relativa do ar, como comentamos. O foco principal para diminuir essa enfermidade é melhorar a imunidade.

Isso pode ser feito com suplementos alimentares que contenham vitamina C e outros nutrientes, alimentação e, até mesmo, atividades físicas regulares. Com relação à gripe e ao resfriado, é importante ter atenção a alguns detalhes importantes:

Primeiro, são doenças diferentes. A gripe, geralmente, tem um quadro um pouco mais grave e dura alguns dias, diferentemente dos resfriados que são mais brandos. Além disso, é importante ter atenção quanto aos sintomas da Covid-19 que, geralmente, são muito semelhantes aos da gripe e do resfriado.

2. Asma

A asma é uma inflamação das vias aéreas que se manifesta, principalmente, pela tosse, chiado no peito e falta de ar. Algumas pessoas também têm dor ou aperto no peito. Ela é uma doença crônica, portanto, não há um tratamento que resolva o problema definitivamente.

Contudo, algumas atitudes simples do dia a dia podem ser adotadas. Entre elas, evitar locais muito fechados e empoeirados, praticar atividades físicas que contribuam para a melhoria da respiração, como exercícios aeróbicos, por exemplo.

3. Rinite alérgica

A rinite é uma inflamação ou irritação da mucosa do nariz, causada pela exposição a alguns agentes alergênicos — comuns no período do outono — que provocam congestão nasal, coriza e espirros. Para combater a rinite, o ideal é evitar ambientes pouco arejados e que contenham elementos alergênicos.

Por fim, concluímos que as doenças comuns no outono atingem um grande número de pessoas. Entretanto, é possível tratar ou, pelo menos, reduzir os seus efeitos colaterais. Assim, é possível passar por esse período com mais tranquilidade e, principalmente, qualidade de vida.

Gostou dessas informações? Que tal ler mais sobre esse assunto? Então, confira o post que preparamos que mostra um pouco mais sobre como lidar com o tempo seco de Brasília.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.