fbpx
diferença entre vírus e resfriado

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Muitas doenças virais têm sintomas parecidos, embora elas apresentem evoluções e formas de tratamento diferentes. Nesse sentido, hoje você entenderá a diferença entre gripe e resfriado.

Neste artigo, elencamos todas as particularidades dessas infecções, para que você identifique-as prontamente e procure o tratamento mais adequado. Continue a leitura para entender melhor!

O que é gripe?

A gripe é uma doença causada pelo vírus do tipo influenza, que faz com que o sistema respiratório seja afetado, causando uma série de sintomas desagradáveis, como dores no corpo, fadiga, tosse seca e febre, muitas vezes, acima dos 38 ºC.

Hoje, a melhor forma de prevenir a gripe é tomando a vacina. Todo ano ocorre a campanha nacional de vacinação, momento no qual as pessoas devem procurar  a imunização para evitar o agravamento dos sintomas dessa doença.

Assim, após a identificação dos sintomas da gripe, o paciente pode ser submetido a um tratamento medicamentoso antiviral, caso haja sinais da síndrome respiratória aguda grave. Do contrário, recomenda-se que o paciente repouse e consuma alimentos ricos em vitamina C, até a melhora dos sintomas.

O que é resfriado?

O resfriado, por sua vez, é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, principalmente o nariz e a garganta. Os sintomas mais comuns do resfriado são espirros, corrimento nasal e garganta irritada.

Um ponto a se destacar com relação à diferença entre gripe e resfriado, é que neste último, mais de 200 vírus (rinovírus, adenovírus, etc.) podem ser sua causa. Ademais, no caso da gripe, como vimos, a doença é causada pelo vírus do tipo influenza.

Existem, no entanto, algumas formas de prevenir o resfriado, como lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, cobrir sempre o nariz antes de espirrar. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, por exemplo.

Uma vez identificado os sintomas do resfriado, o profissional competente poderá prescrever analgésicos e antitérmicos. Esses medicamentos aliviarão a sensação de desconforto causado por esse problema de saúde.

Gripe e resfriado não se confundem com a Covid-19

É importante destacar que a gripe e o resfriado não devem ser confundidas com a Covid-19, ainda que todas essas doenças apresentem sintomas similares.

A Covid-19 é causada por um vírus recém-descoberto, chamado de Coronavírus, denominado SARS-CoV-2. A saber, os sintomas dessa doença são mais severos e podem agravar a saúde. Conheça os principais:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de garganta;
  • Perda de olfato e paladar;
  • Cansaço;
  • Redução do apetite;
  • Falta de ar.

Primordialmente, diversas medidas têm sido adotadas para prevenir o contágio pelo Coronavírus, como isolamento social, uso de máscara de proteção e álcool em gel.

Porém, ainda não existe tratamento específico para a Covid-19, mas algumas vacinas estão sendo desenvolvidas e em etapas finais para serem distribuídas para a população.

Agora que você sabe que há diferença entre gripe e resfriado, bem como detalhes para não confundir esses problemas de saúde com a Covid-19, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também tomem conhecimento acerca do assunto.

Leia também nosso artigo com dicas para aumentar a imunidade. Clique aqui!

Então, gostou de saber a diferença entre gripe e resfriado? Para ter acesso a outros conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter, combinado?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.