fbpx

Veja o que fazer em caso de uma crise de ansiedade

Frequentemente, buscamos maneiras de ter mais disposição para lidar com os afazeres do dia a dia. Porém, em meio a tantas tarefas e obrigações, em algum momento podemos passar por uma crise de ansiedade. Essa é uma resposta natural do organismo para nos alertar sobre algum perigo à vista. No entanto, quando esse tipo de situação ocorre frequentemente, pode prejudicar a  rotina e a saúde.

A ansiedade é caracterizada por um descontrole emocional que pode trazer sintomas físicos, como falta de ar, coração acelerado e tremores no corpo. A origem desse problema pode ser variada, mas existem alguns fatores em comum que podem desencadear as crises de ansiedade.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e descubra quais são os gatilhos mais comuns da ansiedade. Em seguida, descubra algumas alternativas para amenizar o problema.

Gatilhos mais comuns da ansiedade

Muita gente acredita que a ansiedade é ocasionada por algum trauma que pessoa teve durante a infância. Esse pode ser de fato um motivo, mas não o único. Hábitos alimentares, experiências emocionais e a rotina podem ser desencadeadores de ansiedade.

Veja mais detalhes a seguir.

Consumo de álcool

Em geral, o álcool atua no organismo com função relaxante. No entanto, esse efeito é temporário e, quando ele acaba, é possível que haja um catalisador da ansiedade. Por isso que pessoas muito ansiosas, geralmente, sentem vontade de consumir alguma bebida alcoólica, até mesmo em ambientes laborais.

Excesso de trabalho

Trabalhar pode ser bastante gratificante para muitas pessoas. No entanto, quando o trabalho se torna excessivo e acompanhado de pressão, é provável que o sentimento de ansiedade apareça. Isso porque o indíviduo acredita que nunca conseguirá dar conta da demanda, culminando também no estresse.

Sono sem qualidade

O sono é essencial para o funcionamento saudável do corpo todo. Quando deixamos de dormir as horas necessárias, é possível que surjam sintomas de ansiedade. Isso ocorre, basicamente, pela falta do descanso adequado e  pela falta de liberação de substâncias que ocorrem durante o sono profundo, que contribuem para a concentração e bem-estar.

Dieta inadequada

Quem tem crise de ansiedade, geralmente, apresenta dificuldade para ter uma alimentação equilibrada. Frequentemente, a ansiedade está relacionada a episódios de compulsão alimentar.

Também, o baixo índice de açúcar no sangue pode provocar uma alteração bioquímica no organismo que tem como resultado a ansiedade. Isso acontece porque a falta de glicose e outros nutrientes fazem com que o  corpo fique em alerta, identificando uma ameaça, o que desencadeia episódios de ansiedade.

Formas de amenizar a ansiedade

Há diversos tratamentos para a ansiedade. Por exemplo, através de métodos que utilizam medicamentos sintéticos. Contudo, há também alternativas totalmente naturais, que não trazem efeitos colaterais. Confira a seguir.

Homeopatia

Homeopatia é uma ciência milenar que funciona como opção mais saudável a tratamentos mais agressivos da ansiedade. O medicamento homeopático não provoca dependência e tem a função de tratar e prevenir. Para que funcionem, os produtos homeopáticos contêm pequenas doses de ativos naturais que atuam contra a ansiedade. Clique aqui para ler um artigo que escrevemos sobre a homeopatia, e entenda melhor como a terapia funciona.

Óleos essenciais

A natureza pode oferecer muitas soluções naturais para o tratamento da ansiedade. Por exemplo, por meio dos óleos essenciais, destilados das essências que as plantas produzem. Assim, um exemplo de óleo essencial para ansiedade é o de lavanda. Ela tem propriedades que ajudam no alívio e bem estar. Aplicar três gotinhas de óleo de lavanda na palma da mão e esfregar no pescoço ou no pulso, é uma maneira de aliviar a ansiedade.

Essas foram algumas informações sobre como lidar com as crises de ansiedade. Outra dica para tratar o problema é procurar ajuda na medicina holística. O foco dessa modalidade de medicina não é apenas o tratamento da dor, incômodo físico ou demais sintomas, mas em encontrar a origem do problema, incluindo os fatores psicológicos, o que é importante para descobrir as causas da ansiedade.

Quer encontrar um tratamento natural para a ansiedade? Clique aqui para falar com um de nossos profissionais. Temos uma equipe preparada para lhe ouvir e ajudar com o seu problema de saúde.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.