fbpx
cosméticos manipulados

Cosméticos manipulados: o que são e quais os benefícios

A correria do dia a dia às vezes nos impede de valorizarmos o autocuidado. Em suma, muitas pessoas se queixam de certos aspectos na aparência, sobretudo aqueles que mexem com a autoestima. Sob esse ponto de vista, os cosméticos manipulados podem ajudar!

Quer saber informações mais detalhadas sobre esses produtos? Então, continue conosco! Mostramos nos tópicos abaixo o que são, quais os diferenciais e a importância de escolher a farmácia de manipulação certa. Boa leitura!

Por que a venda de cosméticos manipulados está em alta?

Atualmente, são inúmeros os itens de beleza disponíveis para os cuidados com a pele. De fato, os produtos industrializados são os mais conhecidos. No entanto, a procura por cosméticos manipulados aumentou de modo considerável. Esses últimos também oferecem soluções para problemas comuns, como manchas, acne e alternativas que retardam o envelhecimento.

Entretanto, a grande vantagem está em soluções específicas. Ou seja, aquelas que atendem às necessidades de cada indivíduo. Umas das razões pelas quais os cosméticos manipulados estão em alta é o interesse por produtos naturais, pois as pessoas estão mais propícias a investir em uma vida com hábitos saudáveis e itens que auxiliam nesse objetivo.

Como explicaremos em seguida, suas fórmulas diferem bastante dos cosméticos convencionais. E, em muitos casos, apresentam resultados mais eficazes. A variedade de ativos disponíveis permite à farmácia de manipulação produzir cosméticos de alta qualidade. No entanto, a indicação deverá ser feita por um profissional da saúde, geralmente um médico dermatologista.

O que são os cosméticos manipulados?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os cosméticos manipulados são substâncias específicas prescritas para um paciente. Sendo assim, o médico dermatologista indica qual será o ativo utilizado no cosmético, a forma farmacêutica e a posologia. Essas são orientações que devem ser seguidas pelo consumidor.

Ademais, os profissionais podem adicionar mais de um ativo à composição dos cosméticos manipulados, trazendo melhorias para diferentes condições. Por exemplo, hidratar, clarear e proteger a pele. Em alguns casos, o produto pode até contar com ação anti-inflamatória.

Quais são os principais tipos de cosméticos que podem ser manipulados?

De antemão, podemos dizer que existem vários tipos de cosméticos manipulados, como hidratantes, protetores solares, sabonetes e esfoliantes, que se adéquam a diversos objetivos e têm diferentes ativos. Por exemplo, o ácido hialurônico é uma solução que ajuda na diminuição das dores nas articulações e na firmeza e sustentação da pele.

Ele pode ser manipulado em pó, creme ou cápsulas, sempre de acordo com o que for melhor para a otimização de resultados de cada paciente. Todavia, o consumidor também pode escolher soluções para combater o melasma, controlar a oleosidade e estimular a formação do colágeno ou o crescimento dos cabelos, por exemplo.

Em relação ao cabelo, os ativos de vitaminas C, E e zinco ajudam a melhorar o aspecto dos fios, proporcionando mais brilho. Além disso, os produtos manipulados com vitamina C são poderosos agentes contra o envelhecimento da pele, devido ao seu poder antioxidante. Eles também estimulam a produção de colágeno, reduzem linhas finas e clareiam a pele.

Porém, é necessário adotar alguns cuidados para a escolha da farmácia que vai manipular os produtos. Verifique se ela tem certificados de segurança e está em conformidade com a lei, principalmente se você pretende fazer a compra de maneira online. Na rede Dias da Cruz, nós pensamos em todos esses cuidados. Clique aqui para falar por WhatsApp com a nossa equipe.

Quais são os diferenciais que os cosméticos manipulados proporcionam?

Diferentemente dos cosméticos tradicionais, os cosméticos manipulados não são produzidos em larga escala nem são vendidos para o grande público. Ou seja, eles permitem a personalização do seu tratamento. Dessa maneira, cada pessoa recebe uma receita exclusiva que atende às suas necessidades.

Por isso, não é indicado compartilhar a prescrição com outras pessoas. O ideal é que cada um opte pelo atendimento personalizado e obtenha um diagnóstico que se adéqua às suas peculiaridades. Assim, os resultados serão bem mais eficientes e sua satisfação estará garantida. A seguir, veremos outras vantagens.

Ativos naturais

Em suas composições, muitos cosméticos convencionais levam ingredientes sintéticos. Os derivados de petróleo são um exemplo. Além disso, esses produtos industrializados podem ter sido testados em animais.

Essas características podem ser excluídas da produção dos cosméticos manipulados. Portanto, é uma solução que se adéqua a um estilo de vida que não agride o meio ambiente e foca em aproveitar de forma apurada as propriedades presente nos ativos naturais.

Histórico do paciente

Outro benefício da produção de um cosmético manipulado é a possibilidade de oferecer menos riscos para o consumidor. Ao prescrever a receita, o médico exclui certas substâncias que podem causar alergias. Essa é uma grande vantagem que traz segurança e aumenta a qualidade do resultado.

Custo-benefício

Por se tratarem de produtos personalizados, os cosméticos manipulados são feitos na quantidade adequada para o cliente. Desse modo, evita-se desperdícios ao cobrir todo o tratamento pelo tempo indicado pelo médico. Por isso, eles têm um preço acessível e são mais eficazes.

Eficiência

A partir da avaliação médica, você recebe uma receita específica que atende às suas necessidades. Na composição do cosmético, o profissional pode indicar maior ou menor concentração de determinado ativo. Sendo assim, agirá de maneira eficaz e os resultados positivos vão aparecer com maior rapidez.

Praticidade

Os cosméticos manipulados carregam a característica de consolidarem vários produtos em um só. Isso é bastante vantajoso e melhora a adesão ao tratamento, sobretudo quando um só produto pode ser hidratante, protetor solar e creme anti-idade. Inegavelmente, é uma solução que agrega muito valor no seu dia a dia.

Aliás, boa parte do que é produzido nas farmácias magistrais está relacionada à manipulação de cosméticos. Nisso, estão incluídos cremes, maquiagens, protetores, entre outros. Portanto, ao adquirir cosméticos manipulados, você tem a certeza de que os resultados desejados serão atingidos.

Quais são os cuidados para escolher uma farmácia de manipulação?

Como você percebeu, os cosméticos manipulados oferecem preços mais acessíveis e uma maior eficácia nos resultados. No entanto, é interessante saber que se trata de um investimento que deve valorizar o seu bem-estar e favorecer os aspectos do seu corpo, com produtos de qualidade.

Logo, é essencial tomar alguns cuidados nesse momento de escolha da farmácia de manipulação onde você vai comprar os seus cosméticos manipulados. É importante que os pontos positivos deste artigo se apresentem nas soluções que você está à procura. Dito isso, continue conosco e veja abaixo o levantamento de perguntas necessárias para encontrar um estabelecimento de confiança.

Licenças de funcionamento

Segundo a ANVISA, é necessário que algumas informações estejam disponíveis na farmácia ao alcance dos olhos do consumidor, tais como alvará sanitário, de funcionamento e Certidão de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia.

Ter a documentação em ordem é sinônimo de segurança, bem como respeito ao público. Afinal, as farmácias prestam um serviço que ajuda pessoas a terem uma saúde melhor. Dessa forma, sempre procure esses dados ao entrar no ambiente. Caso não encontre, vale a pena fazer uma rápida pesquisa na internet.

Presença do farmacêutico

Ainda segundo as normas da ANVISA, é essencial ter a presença de um farmacêutico no local. Em suma, mesmo no horário do almoço, é necessário que haja um profissional à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou questionamento sobre medicamentos e cosméticos manipulados.

Este pré-requisito está na Lei Nº 5.991/73. Portanto, foque nesse ponto ao escolher uma farmácia de manipulação. Caso não tenha nenhum no estabelecimento escolhido, é importante se dirigir para outra na intenção de não colocar em risco a sua saúde.

Facilidade de comunicação com a empresa

Muitas empresas passaram pela transformação digital e facilitam ainda a gestão das atividades internas. Dessa forma, foi possível oferecer uma maior facilidade no contato com o cliente, além de organização e segurança de dados dos consumidores.

Isso porque esse e outros segmentos precisaram se adequar às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diante dessa realidade, você pode focar na compra online de cosméticos manipulados com total segurança. Sem contar as diversas formas de pagamento e uma variedade de ativos que se adéquam a várias necessidades.

Além disso, procure pesquisar na internet, principalmente em sites de avaliações, o feedback dos clientes em relação aos serviços prestados por tal farmácia de manipulação. Ou seja, a questão de preço, prazo de entrega e demais apontamentos que vão facilitar a sua decisão de compra.

Segurança e qualidade das fórmulas

Em síntese, toda farmácia de manipulação precisa dispor de laboratório de controle de qualidade, além de uma estrutura adequada para oferecer os seus serviços ao público. Por isso, avalie tal ponto antes de realizar a compra de cosméticos manipulados. Os resultados da matéria-prima utilizada devem estar disponíveis para o consumidor.

Ainda sobre esse fator, é essencial ver se o estabelecimento segue determinadas regras de higiene. Ao passo que, com boas práticas na formulação, é possível evitar contaminações cruzadas e demais procedimentos que colocam em risco o consumidor e os profissionais responsáveis pela manipulação.

Depois disso, ao receber o produto, verifique o rótulo e identifique se ele traz informações claras em relação ao uso. Tudo deve estar de acordo com o que profissional da saúde prescreveu para você.

Neste conteúdo, você aprendeu o que são cosméticos manipulados, quais são os principais tipos e os benefícios que eles trazem para cada pessoa. Pensando nisso, invista em soluções de qualidade que realmente vão contribuir para a sua saúde e o seu bem-estar diários.

A Dias da Cruz tem o compromisso de facilitar a sua busca por uma melhor qualidade de vida. Dispomos de diversos produtos de saúde, beleza e desempenho físico que vão atender às suas necessidades e apoiar o seu tratamento. Então, visite o nosso site e veja nossa gama de produtos para o autocuidado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.