fbpx
como ter mais disposição

Veja como ter mais disposição com estas 7 dicas!

Agenda cheia e rotina atribulada costumam cobrar do corpo. Aparece, então, o grande vilão do bem-estar: o cansaço. Saber como ter mais disposição é fundamental para conseguir um dia produtivo e de bons resultados.

Caso contrário, torna-se maçante estudar, trabalhar ou realizar as tarefas de casa. Mas como ter mais disposição? É o que você vai saber neste artigo!

Diariamente, muitas pessoas se sentem esgotadas, buscando maneiras de driblar essa situação. É um problema muito comum. Sobretudo, é necessário estar em bom estado físico e mental para enfrentar o dia a dia e ter satisfação ao realizar as tarefas diárias.

Continue a leitura e conheça dicas de como ter mais disposição com a adoção de um estilo de vida saudável.

POR QUE ENTENDER COMO TER MAIS DISPOSIÇÃO?

Em primeiro lugar, a importância de buscar ter mais disposição está diretamente ligada à rotina intensa. Preparar o seu corpo para enfrentar a pressão do dia a dia é fundamental se você desejar aumentar seu rendimento.

Muitas pessoas sentem cansaço quando não cuidam bem do seu organismo. E ao executar tantas coisas ao mesmo tempo, elas se sobrecarregam. Vale lembrar que essa exaustão não atinge somente o corpo, mas também a mente.

Além disso, a importância de ter mais vigor está na imunidade corporal. Quando sobrecarregados, ficamos expostos a doenças em decorrência da redução da capacidade do corpo trabalhar contra agentes patogênicos.

Por exemplo, quando temos uma rotina muito cansativa, ficamos indispostos e a imunidade é afetada. Somando isso a outras questões, é comum encontrar pessoas com gripe durante esse período. Isso acontece porque o nosso corpo não consegue lutar contra os vírus com a mesma eficiência.

AFINAL, COMO TER MAIS DISPOSIÇÃO?

Agora que você já entendeu a importância de melhorar a sua disposição, separamos algumas dicas. Praticando-as no dia a dia, além de enfrentar melhor a rotina, você fortalecerá sua saúde. Confira a seguir.

1. DURMA BEM

O sono é uma necessidade biológica que não se trata apenas de renovar as energias. É também um período em que o organismo realiza diversas funções e regula o seu funcionamento.

Dessa maneira, não há como ter mais disposição sem manter um sono regular e ininterrupto. Por isso, invista em um ambiente adequado, silencioso, escuro e confortável. Isso vai te ajudar a recuperar a energia e a acordar relaxado.

2. INCLUA EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ROTINA

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia identificou que exercícios leves, de pouca duração, ajudam a ter mais energia. A princípio, atividades de 10 minutos já complementam a necessidade que o seu organismo precisa ter.

Portanto, mesmo que a ideia de praticar atividades físicas pareça causar cansaço extra ao corpo, com o tempo, elas melhoram a condição física. Ao adotar esse hábito, os exercícios se tornam parte da sua rotina e te ajudam a ter mais produtividade. Mas lembre-se de que, antes de qualquer atividade, é importante que você faça alongamentos.

Uma dica interessante ligada à rotina de atividades é realizá-las antes de iniciar o seu trabalho. Com essa prática, o cérebro produz reações químicas, como a endorfina, que gera sentimento de recompensa e bem-estar. Isso será fundamental para aumentar a sua disposição física e mental.

3. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O cansaço também pode ter origem na deficiência nutricional. Isso acontece pela falta de nutrientes, vitaminas, minerais e ácidos graxos nas células. Quando existe esse desequilíbrio, o corpo pode responder com cansaço.

O café da manhã é considerado a alimentação mais importante do dia. Isso porque é nessa hora que uma maior quantidade de carboidratos é consumida. Com a quebra das moléculas de carboidratos, obtém-se o aporte necessário de glicose, que fornece energia para o organismo ao longo do dia. 

Sendo assim, para ter mais disposição, inclua uma alimentação diversificada e moderada na rotina. Afinal, os alimentos fornecem energia e as condições mínimas para uma boa saúde. Alguns exemplos são os peixes, o ovo, o abacate, a aveia, a banana, a batata-doce, o açaí, além de vegetais e folhas verdes.

4. NÃO SE ESQUEÇA DE BEBER ÁGUA

Se você quer saber como ter mais energia, saiba que a hidratação é outro hábito que merece atenção. A água é responsável por renovar nosso organismo e nos manter ativos. Por isso, é essencial entender essa relação da hidratação com a fadiga e a sonolência.

Ao longo do dia, beber água ajuda nas funções vitais, mantendo o corpo em pleno funcionamento. Além disso, elimina toxinas e proporciona resistência. Por isso, consuma em média 2,5 litros por dia. Frutas com bastante concentração de água também podem ajudar a manter a hidratação.

5. CONTROLE O ESTRESSE

Ao estar em um ambiente que propicia constante preocupação, o organismo pode responder com cansaço. Evitar situações estressantes tende a melhorar a sensação de baixa energia e proporciona uma vida mais feliz. Por isso, preze por atividades relaxantes e prazerosas, como ouvir uma boa música ou ler um livro interessante.

Além disso, devemos evitar algumas práticas que potencializam a exaustão da mente. Por exemplo, o uso exagerado de aparelhos eletrônicos pode comprometer o sono e prejudicar o descanso. A melatonina, hormônio do sono, tem a sua produção reduzida quando estamos em contato direto com esses aparelhos.

6. TENHA HORÁRIOS REGULARES

A forma como você divide as horas dedicadas para cada atividade influencia em como ter mais disposição. Nesse contexto, organizar a rotina permite que o corpo se adapte melhor e se adéque à hora do descanso. Por isso, tenha horários regulares para comer, dormir, fazer uma caminhada e cuidar de seus afazeres.

Diversificar as atividades e fazer pausas entre elas também é fundamental para diminuir o estresse. Desse modo, o cérebro consegue descansar para você voltar a ter mais concentração e ânimo. Por consequência, a sua produtividade melhora.

7. UTILIZE SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E MINERAIS

Um dos principais fatores da indisposição é a insuficiência de vitaminas e determinados minerais. Por esse motivo, é recomendado que, após exames diagnósticos, você recorra a suplementos que reponham os agentes que ajudam na disposição, como o ferro as vitaminas C e B12.

A vitamina D é outro exemplo que ajuda a ter maior disposição na execução das tarefas diárias. Quando fazemos essa complementação em nosso organismo, as células se renovam com maior facilidade, acelerando o metabolismo. A partir disso, ganhamos energia, pois o organismo está se renovando de modo constante.

Essas mudanças no estilo de vida visam proporcionar uma vida saudável e equilibrada. Não se esqueça de que é natural encontrar obstáculos para se acostumar com essas pequenas alterações. Mas, com o tempo, você notará a diferença. 

Vale ressaltar que a sensação de cansaço pode ter origem patológica. Se você mudar o seu estilo de vida e a falta de energia ainda te acompanhar, procure o seu médico para saber como ter mais disposição!

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como ter mais disposição, sugerimos uma leitura sobre como dormir melhor e se sentir revigorado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.