fbpx

Saiba como prevenir varizes e manter as pernas saudáveis e bonitas

O que algumas pessoas podem considerar como vaidade, outras consideram como cuidados essenciais com o corpo. Saber como prevenir as varizes é um assunto tão corriqueiro quanto a preocupação com a alimentação e saúde. Todos querem atingir a longevidade com muita disposição e desenvoltura física. No entanto, certas medidas devem ser adotadas na rotina, com intuito de prevenir comportamentos que comprometam a saúde e o bem-estar.

Nos tópicos abaixo, você conhecerá as principais características das varizes e receberá dicas valiosas para sua prevenção. Boa leitura!

O que são as varizes

Localizadas normalmente nas pernas e nos pés, as varizes são veias que sofreram um processo de dilatação e aparecem na parte superficial da pele. Seu desenvolvimento ocorre por diversos fatores, por exemplo, pela gravidez, com a chegada da terceira idade, por fatores hereditários e até pelo fato de a pessoa ficar muito tempo em pé.

Por conta das suas marcas bastante características, elas afetam a saúde e a beleza das pernas. Além disso, quando as veias se encontram nessa condição, a circulação sanguínea da região fica bastante afetada. Assim, com a ausência de cuidados, o problema pode se agravar cada vez mais.

Os desconfortos causados pelas varizes

Normalmente, o sexo feminino é quem mais sofre com elas, principalmente no período que antecede e durante a menstruação. No geral, há manifestações dolorosas e localizadas e, como elas variam muito em cada pessoa, é interessante procurar um médico e adotar algumas práticas diárias que evitam os inchaços, a hiperpigmentação no local e, até mesmo, que as varizes avancem para estágios graves.

As principais medidas para a prevenção das varizes

A insatisfação com a aparência da pele em pessoas que possuem muitas varizes pode agravar os quadros de ansiedade e pode, até mesmo, provocar a baixa autoestima. Por isso, listamos abaixo algumas medidas que poderão ser adotadas no dia a dia a fim de prevenir as varizes. Confira!

Faça exercícios físicos

No geral, essa é uma das recomendações que muitos negligenciam e não dão a importância necessária. Além de prevenir o aparecimento de diversas doenças, a prática de esportes e exercícios físicos proporciona mais disposição durante o dia.

Portanto, escolha uma modalidade da sua preferência e se mantenha sempre em movimento. Uma boa caminhada, por exemplo, já é bastante relevante e colabora na prevenção das varizes.

Cuide do seu peso

Entre as medidas para prevenir as varizes, também está o cuidado com o peso. Muitas pessoas têm compulsão alimentar e nem mesmo sabem. Esse comportamento causa sérios riscos à saúde, facilmente evitados quando se segue uma dieta equilibrada. Portanto, procure cuidar do seu corpo com bastante atenção e opte por alimentos que façam bem ao seu organismo.

Alongamento da panturrilha

O uso do salto alto é uma das principais preocupações de quem deseja prevenir as varizes. No entanto, ele não causa diretamente o aparecimento delas, mas pode desencadear problemas ortopédicos, quando seu uso é excessivo. Caso você precise usar salto alto com frequência, é necessário fazer o alongamento dos músculos das panturrilhas, algumas vezes ao dia.

Durante a leitura deste artigo, você conferiu dicas de como prevenir as varizes com a adoção de bons hábitos. Portanto, comece a colocá-las em práticas para ter pernas saudáveis e bonitas.

Então, gostou deste artigo? Clique aqui para saber como ter pernas lindas e sem celulite.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.