fbpx

Saiba como organizar a rotina e ter mais qualidade de vida durante o distanciamento social

Uma virtude apreciada por muitos é a capacidade de organização. Conseguir conciliar trabalho, estudos, lazer e responsabilidades traz muitas vantagens, especialmente agora, em meio à quarentena. Afinal, o que mais incomoda é chegar ao fim do dia e perceber que não foi possível concluir todas as tarefas planejadas. Portanto, é essencial entender como organizar a rotina em prol de uma melhor qualidade de vida.

Aliás, organizar a rotina não se trata apenas de dividir o tempo para cada atividade, mas também de identificar o que atrapalha esta rotina. Para muita gente, as redes sociais são as maiores distrações e podem atrapalhar outras atividades que agora, mais do que nunca, estão sendo realizadas pela internet, como ensino e trabalho. Uma realidade que já é conhecida como o “novo normal”.

Para evitar as consequências negativas do uso abusivo do celular neste momento e conseguir organizar as tarefas diárias, é preciso criar limites e estabelecer regras. Quer saber como organizar a rotina em prol de uma melhor qualidade de vida no “novo normal” ? Continue a leitura!

Afinal, o que é o “novo normal”?

O mundo foi pego de surpresa em 2020 com a pandemia do novo coronavírus. Para evitar a sua disseminação, os países se viram obrigados a adotar uma quarentena. Como resultado, vivemos agora um novo padrão de vida que basicamente tem como objetivo garantir a segurança e a proteção de todos.

Em outras palavras, o “novo normal” nada mais é do que uma maneira de lidar com uma situação nova e desconhecida e, claro, de sobreviver a ela. Para isso, medidas como o uso de máscara e luvas têm sido adotadas, além do distanciamento social: uma verdadeira mudança de hábitos que impacta diretamente as nossas vidas.

Como se adaptar a essa nova realidade?

Sem dúvida, o distanciamento social é a medida que mais afetou as nossas rotinas. Neste exato momento, milhões de pessoas ao redor do mundo estão trabalhando de uma forma totalmente diferente da qual estamos acostumados, isto é, em suas próprias casas. O motivo é simples: a pandemia da Covid-19 acelerou a adoção do home office, ou trabalho remoto.

Da mesma forma, grande parte dos estudantes agora têm aulas e realiza atividades  online. E o uso da internet não para por aí: pesquisas feitas pela consultoria MindMiners apontam que 51% dos brasileiros passaram a comprar mais por sites e aplicativos após a quarentena. Outros 49% usam a internet como uma ferramenta de capacitação neste momento.

Os números mostram uma realidade que já se observava mesmo antes da pandemia: a de que é possível fazer quase qualquer coisa pela internet. Além disso, reforçam ainda mais a ideia de que vivemos um “novo normal”, no qual o mundo digital tem presença cada vez maior, seja para trabalhar, estudar, consumir ou encontrar pessoas.

Justamente por isso, é importante se organizar para que a internet não se torne uma vilã e acabe atrapalhando a realização das tarefas diárias.

Portanto, se você está trabalhando em regime remoto, é um estudante que está assistindo às aulas online ou simplesmente deseja saber como organizar a rotina em meio à quarentena, acompanhe a seguir algumas dicas valiosas para cumprir tudo o que você precisa durante o dia neste “novo normal”.

Defina quais são seus objetivos

Um erro comum ao organizar a rotina é dividir-se em diversas tarefas sem que elas tenham conexão. Como se diz, é impossível abraçar o mundo, mesmo na quarentena, quando se tem a falsa impressão de que há mais “tempo livre”.

Então, analise aonde você quer chegar: montar um projeto pessoal, fazer uma dieta saudável, trabalhar, se exercitar ou se dedicar às aulas da faculdade. Já com os objetivos definidos, é possível mapear a rotina com nitidez.

Sendo assim, tudo que você se propõe para realizar no dia, não só faz sentido, como o aproxima do seu objetivo durante o isolamento social.

Tenha uma agenda

O ato de escrever os compromissos do dia, seja no papel ou utilizando aplicativos, reforça a necessidade de cumpri-los. Esse ar de formalidade tem um impacto psicológico nas suas decisões diárias, tornando mais fácil a conclusão das tarefas.

Outra vantagem da agenda é que prazos são delimitados. Além disso, é uma maneira eficiente de enxergar, de forma ampla, o que deve ser feito, especialmente para quem passa o dia todo em casa.

Reserve um tempo para você

O tempo que você investe em você também deve estar incluído na organização da rotina. Seu hobby, a hora do descanso ou o tempo destinado para sua série favorita. Seja o que for, essas são atividades que melhoram o humor, aumentam a disposição e aliviam o estresse, fatores que são imprescindíveis para ter qualidade de vida e saúde mental em meio ao isolamento social.

Descubra o que funciona para você

A vida é um aprendizado eterno de autoconhecimento, assim como organizar a rotina. Por isso, é preciso reconhecer quais dias são melhores para certos afazeres, qual horário você é mais produtivo e quais são as condições ideais para seguir a rotina.

Lembre-se que tudo é adaptável e, com o tempo, outras preferências podem surgir. Por isso, se permita personalizar sua rotina como quiser.

Controle o fluxo de informações que chegam a você

Como falamos, hoje em dia é quase impossível ficar desconectado. Entretanto, para que a rotina seja cumprida, é interessante definir limites. Por exemplo, as redes sociais fazem parte da rotina, mas é necessário analisar até que ponto elas não o interrompem durante o home office ou as aulas.

Colegas de trabalho e as conversas com os amigos também podem ser prejudiciais, ainda mais neste momento em que as pessoas estão distanciadas e com saudade umas das outras. Sendo assim, veja como você pode organizar a rotina de modo a não desperdiçar energia.

Por fim, vale a pena ressaltar a importância de se manter atualizado e acompanhar as notícias do dia. Mas não se esqueça de que informações demais podem gerar sentimentos negativos neste momento, como ansiedade e desesperança. Por isso, a dica é dosar a quantidade de notícias lidas e ocupar a cabeça com outras atividades nas horas de lazer.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido valiosas! Ademais, não deixe de se ouvir e captar os sinais do seu corpo. Estresse e ansiedade são sentimentos comuns que podem surgir da frustração de não ter uma rotina organizada durante a quarentena. Para realizar tudo com qualidade, primeiro você precisa estar bem!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.