fbpx
como limpar a casa

Saiba como descontaminar superfícies deixando a casa livre de vírus e bactérias

Você sabe como limpar a casa para garantir a eliminação de vírus e bactérias? Afinal, a pandemia do novo coronavírus reforçou a preocupação com a imunidade e boas práticas de higiene e limpeza. A grande maioria dos  vírus e bactérias podem ser eliminados das superfícies dos ambientes com a adoção de simples cuidados.

Apesar disso, muitas dicas de limpeza focam no objetivo de deixar as superfícies com um aspecto agradável. Neste artigo, o propósito é mostrar o principal objetivo da limpeza: descontaminar o ambiente.

Então, confira como fazer a limpeza da casa, com foco em determinados cômodos, como a cozinha e o banheiro, a frequência ideal de limpeza, e alguns erros que você não deve cometer. Continue a leitura para saber mais!

Como limpar a casa, a cozinha e o banheiro?

Para limpar as superfícies da casa, é preciso saber adequar bem o produto ao local que será limpo. Por exemplo, para o piso, o desinfetante é o ideal. Também pode ser usado uma solução com vinagre e água.

Já nas outras superfícies, o álcool 70% é a principal recomendação. Água sanitária também é uma opção para estas superfícies, assim como os limpadores multiuso.

Dentre os cômodos da casa, o banheiro certamente merece uma atenção especial. Afinal, existem diversos vírus e bactérias que podem ser transmitidos, através dos resíduos liberados. Por exemplo, o desinfetante é o mais recomendado para o interior do vaso, e para a pia no banheiro.

No caso da cozinha, é essencial fazer a limpeza das superfícies em que a comida será preparada, como a pia ou uma mesa, se for o caso. Água sanitária e álcool 70%  também são recomendados para estas superfícies.

Em todo o caso, o mais importante é criar uma rotina de limpeza. Para a casa como um todo, não é necessário fazer uma limpeza a todo momento. Uma rotina de normal, uma vez por semana e com os produtos mencionados acima, é o suficiente.

Já no banheiro e a cozinha, por serem espaços mais delicados, a frequência pode ser um pouco maior, de duas ou três vezes por semana. Vale lembrar que as superfícies de preparos dos alimentos devem ser higienizadas antes de cada uso.

Como evitar erros ao limpar a casa?

Além da frequência abaixo da ideal, existem outros erros comuns no momento de fazer a higienização das superfícies da casa. Por exemplo, a maioria dos pontos envolve a escolha dos produtos.

Mencionamos acima os produtos mais recomendados, porém, existe um erro em usar apenas um tipo de produto.

Por exemplo, em certos aparelhos mais delicados, devem ser usados produtos especiais, para não danificá-los. Outro erro, é usar a água sanitária no chão, especialmente se você tem animais em casa.

Contudo, o maior erro, que na verdade é bem perigoso, é misturar produtos. O ideal é não misturar dois ou mais produtos, principalmente a água sanitária. Também é importante não misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Algumas misturas podem resultar em um produto tóxico, liberar gases inodoros, que fazem mal à saúde.

Também é importante não misturar produtos de diferentes marcas, ainda que sejam do mesmo tipo. Afinal, cada produto tem uma fórmula diferente e não se sabe qual pode ser o resultado da mistura.

Gostou das dicas de como limpar a casa? Seguindo estas recomendações, você consegue manter o ambiente livre de bactérias e vírus Não deixe de conferir este outro artigo com dicas para lidar com tempo seco em Brasília!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.