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como ler a tabela nutricional

Saiba como ler a tabela nutricional dos alimentos que você consome

Você sabe como ler a tabela nutricional dos alimentos? Afinal, dada a relação entre alimentação e saúde, conhecer mais sobre aquilo que você consome é essencial para uma boa qualidade de vida.

Por conta disso, existe uma procura cada vez maior por alimentos naturais e que contenham menos aditivos químicos. Seja por conta de saúde, ou pelo gerenciamento de medidas, comer melhor é o objetivo de muitas pessoas. O problema é que as informações das tabelas nutricionais podem ser bem confusas, gerando dificuldades no seu entendimento.

Então, este artigo vai ajudar você a acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas. Continue a leitura para entender como ler a tabela nutricional.

Atenção às porções e medidas

Este é um dos principais erros que as pessoas cometem ao ler esta tabela. As porções e medidas são a quantidade média de consumo para manter uma alimentação saudável. Porém, em grande parte dos alimentos, as informações nutricionais não correspondem à porção total do produto.

Um pacote de biscoito de 120g, por exemplo, pode ter um valor nutricional para porções de apenas 30g. Neste caso, você deve multiplicar os valores por 4. O mesmo se aplica a suplementos e complementos alimentares.

Valor Diário

O Valor Diário também é conhecido como %VD. Resumidamente, é a quantidade de calorias ou nutrientes que um alimento representa em relação ao total médio que deve ser consumido. É uma forma de representar alguns dos pontos seguintes.

Valor Energético

São as calorias que um alimento tem.  Neste caso, eles podem ser apresentados de 3 formas, com as duas medidas kcal ou kj, que são os quilojoules.

Em suma, as necessidades diárias para um adulto saudável são 2.000 kcal. Voltando ao ponto do %VD, se na tabela nutricional há a indicação de 10% deste valor, o produto tem 200 kcal. Vale lembrar que é preciso olhar qual a qual quantidade do produto que a tabala faz referência.

Carboidratos

O carboidrato é um dos nutrientes mais ligados a produção de energia, com o restante se transformando em gordura. Também é apresentado em forma de %VD ou em peso total. Normalmente, 300g diários são suficientes para um adulto.

Gorduras

Já as gorduras são representadas de diversas formas, começando pelas gorduras totais. Estas nada mais são do que a soma de todas as gorduras presentes no alimento. Para quem está controlando o peso, a gordura é um ponto crucial a observar. Afinal, enquanto 1g de carboidrato tem 4 kcal, o mesmo valor de gordura tem 9 kcal.

Além disso, é preciso ficar atento às gorduras saturadas. Elas são encontradas em alimentos de origem animal e sua ingestão contribui para problemas cardiovasculares. Portanto, é necessário observar, especialmente, os alimentos com alto %VD desta substância.

Por fim, as gorduras trans são a última das principais gorduras a observar, apesar de existirem outras. A saber, é uma substância nociva encontrada em produtos industrializados, e é um grande problema. Sobretudo, porque tem pouco valor nutritivo, e contribui muito para problemas no coração. Ademais, a quantidade recomendada é apenas de 2g por dia.

Fibra alimentar

A fibra alimentar é essencial para o bom funcionamento do organismo. A necessidade diária é de 25g, sendo encontradas em frutas, alimentos integrais, feijões e hortaliças.

Sódio

Este é outro nutriente a observar, pois contribui para o agravamento de problemas de pressão arterial. Como é um dos principais ingredientes do sal, está presente em muitos alimentos, às vezes mesmo os doces. Por isso, apesar de acabar tendo pouca quantidade em cada produto, não é difícil ultrapassar o limite diário de 2.400 mg.

Conservantes

Fechando a lista, os conservantes também são utilizados em produtos industrializados. Inegavelmente, são substâncias com efeito potencialmente tóxico, o que significa que é interessante fugir deles o máximo possível.

Então, gostou de saber como ler a tabela nutricional dos alimentos? Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para esclarecer as dúvidas de mais pessoas.

 

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