fbpx
como funciona a homeopatia

Você sabe como funciona a homeopatia? Nós explicamos!

Criada pelo médico Samuel Hahnemann em 1796, na Europa, a homeopatia se apoiou na medicina científica. Entretanto, é conhecida como um método alternativo. Mas afinal, como funciona a homeopatia?

Em suma, a proposta da homeopatia é usar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças e usá-las para o tratamento das mesmas. Por exemplo: uma planta que causa vômitos, pode ser usada em uma versão homeopática para tratar pessoas com enjoos frequentes. Mas, o que seria essa versão e em que consiste? Continue a leitura e entenda melhor!

COMO FUNCIONA A HOMEOPATIA

A homeopatia reúne mais de 2.000 soluções extraídos de fontes vegetais, animais e minerais. A versão homeopática é preparada a partir da diluição em água da substância extraída, ao ponto de sobrar pouca quantidade dessa substância original. Quanto mais diluída, mais eficaz será o tratamento.

Além disso, a homeopatia parte do princípio de que o indivíduo é um organismo complexo. Sendo assim, as doenças que apresenta são decorrentes de um desequilíbrio de dentro para fora. Portanto, são considerados os fatores emocionais, psicológicos, hábitos e os relacionamentos. Por isso, cada medicamento homeopático é pessoal e atende necessidades particulares de cada paciente.

Dessa maneira, a homeopatia busca equilibrar o indivíduo, estimulando o funcionamento do sistema imunológico. Por considerar as doenças um elemento constituinte do ser humano, a homeopatia também é um tratamento preventivo. Com o intuito de sempre buscar o equilíbrio da energia vital do paciente.

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HOMEOPATIA

São 4 os princípios que explicam como funciona a homeopatia, entenda:

Lei dos semelhantes: É a base da homeopatia, uma substância que pode causar um sintoma, também pode curá-lo.

Experimentação: Realizado em pessoas sadias, tem como objetivo testar os medicamentos homeopáticos e avaliar os efeitos objetivos e subjetivos desses medicamentos. Assim, poderá ser determinada a dose homeopática ideal que cura.

Doses infinitesimais: Consiste na diluição ao máximo da substância em questão e, em seguida, sua agitação para dinamizar as propriedades latentes.

Medicamento único: Neste princípio, existem duas vertentes entre os médicos homeopáticos. A proposta do medicamento único, capaz de tratar a maior quantidade de sintomas do paciente. Já a outra vertente, aconselha o uso de uma combinação de medicamentos por vez.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALOPATIA E HOMEOPATIA?

Diferente do que a homeopatia defende, a alopatia usa medicamentos que agem para anular ou minimizar os sintomas do paciente ao produzir uma reação contrária. Então, se uma pessoa tem febre, o remédio alopático irá diminuir a temperatura. Esses remédios englobam a medicina tradicional e são produzidos em larga escala. Também podem ser produzidos nas farmácias de manipulação por meio de uma receita médica.

Já a homeopatia, como falamos, é um método não agressivo que irá estimular o organismo a reagir e combater os sintomas que causam o desequilíbrio. Também é prescrito por meio de uma receita médica e segue as normas do Conselho Federal de Medicina. É um método também usado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora que você já sabe como funciona a homeopatia, complemente sua leitura. Clique aqui e conheça os níveis energéticos, as diluições e muito mais!

Referências: Saúde IG, Tua Saúde e Minha Vida

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.