fbpx
como fazer caminhada

Você gosta de fazer caminhadas? Descubra se está fazendo da maneira correta

Se você está procurando um exercício que seja simples, mas que pode trazer ótimos benefícios para a sua saúde, acabou de encontrá-lo! Neste post, você vai descobrir como fazer caminhada da maneira correta.

Mas, você pode estar pensando que fazer caminhada não tem segredo. Afinal, você anda desde que era um bebê, não é? Contudo, apesar de se tratar de um exercício relativamente simples, existem alguns detalhes importantes para executá-lo da forma ideal.

E os benefícios são inúmeros: a caminhada ajuda a ter mais disposição, melhora a circulação sanguínea, contribui para o emagrecimento e tem diversas outras vantagens. Continue a leitura para saber como praticar a caminhada sem erros!

Primeiro passo: faça uma avaliação médica

O primeiro ponto antes de qualquer exercício é a avaliação médica. Mesmo a caminhada, que é um exercício relativamente simples, merece uma atenção de um profissional. Durante a consulta é avaliado o seu estado geral de saúde, o médico faz algumas recomendações de como tornar o processo ainda mais produtivo e seguro.

Os cuidados pré-caminhada

Além da avaliação médica, existem mais alguns pequenos cuidados que você deve tomar antes de fazer a caminhada.

Primeiramente, se atente ao tênis para caminhada. As marcas trazem modelos especiais para este objetivo, de modo a ajudar no amortecimento dos joelhos e a proteger os tornozelos de possíveis torções. Visite uma loja próxima de você e converse com o vendedor, para que ele possa recomendar o melhor tênis.

Também é interessante que você se programe para fazer a caminhada. Se você está começando, 30 minutos de exercício, três vezes por semana, já é um ótimo ponto de partida.

Além disso, é claro que você vai encaixar o horário que melhor se adapte a sua rotina, mas é interessante escolher um bom momento. De manhã, por exemplo, caminhar ajuda a estimular o corpo e deixá-lo pronto para o restante do dia. Se não for possível fazer o exercício durante a manhã, procure evitar o sol e o excesso de calor.

Por fim, mais um cuidado pré-caminhada que muita gente não leva em conta, é o local. Opte por uma praça ou um parque. O ideal é que seja um local seguro, longe dos carros e que seja plano e bem cuidado, para evitar quedas.

Como fazer caminhada?

Então, chegamos ao momento da caminhada em si. Antes de qualquer coisa, não se esqueça de fazer o alongamento, antes e depois da mesma. Afinal, esse hábito ajuda a evitar lesões e cãibras.

Durante o exercício, se atente a sua postura e a respiração. Ou seja, a cabeça deve estar levantada, centrada nos ombros, com o olhar para o horizonte. Já os ombros, relaxados, não devem estar inclinados, o que pode levar a dores.

A respiração é um dos pontos mais importantes de qualquer exercício. Logo, é preciso saber respirar bem para garantir que o corpo tenha combustível para se exercitar. Por isso, respire pelo nariz e solte pela boca.

É preciso se atentar a este ponto, pois quando o esforço é grande, tendemos a respirar pela boca, para deixar entrar mais ar. Se perceber essa mudança, diminua um pouco o ritmo.

Percebeu como fazer caminhada é fácil? Além de ajudar a controlar o estresse, é um dos exercícios mais simples, que qualquer pessoa pode fazer, e com estes cuidados, você tem mais segurança e resultados ainda melhores. Então, quer receber mais dicas para ter uma vida ainda mais saudável? É só assinar a newsletter.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.