fbpx

Saiba como evitar manchas no rosto com 3 cuidados essenciais

Muitas pessoas desejam saber como evitar manchas no rosto e ter uma aparência jovial e saudável. Sobretudo, uma pele lisinha e uniforme ajuda a melhorar a autoestima. Nesse sentido, o uso de cosméticos manipulados é uma das principais medidas que ajudam a resolver a questão.

No entanto, além deles, é importante que o indivíduo adote um comportamento que favoreça o seu bem-estar e a própria saúde. Algumas práticas poderão proporcionar grandes benefícios a sua pele e se encaixarão muito bem na sua rotina.

Se você quer saber quais são elas, continue conosco e conheça mais sobre esse assunto nos tópicos abaixo. Tenha uma boa leitura!

O aparecimento de manchas na pele

Existem várias maneiras de evitar manchas no rosto, mas antes de trazer as soluções, queremos mostrar os principais motivos que contribuem com o aparecimento do problema. A intenção é despertar uma atenção a esses fatores em busca de uma maior conscientização.

Um das causas prováveis é a alta exposição ao sol sem proteção, principalmente em profissionais que realizam atividades externas. Também, há casos relacionados a questões hormonais, ao envelhecimento precoce ou à própria genética.

Em todo caso, a falta do diagnóstico correto pode piorar a situação. A automedicação decerto pode agravar as manchas. Portanto, evite tal atitude e conte sempre com a ajuda de um profissional especializado.

Os principais tipos de manchas

Existem as manchas escuras, claras, vermelhas e outras que aparecem no rosto causadas por acne, micose ou pano branco. Há pessoas que com maior número de células sebáceas, que costumam produzir bem mais oleosidade do que a maioria dos indivíduos, e precisam ter um cuidado redobrado para não agravar o caso. Todas essas peculiaridades têm tratamentos específicos.

Os cuidados para evitar manchas no rosto

Antes de saber como evitar manchas no rosto, as pessoas passam por momentos de dúvidas e incertezas, que os deixam ansiosos em busca de uma solução prática. Então, além da consulta com o dermatologista, é possível dar início a esses cuidados, em prol de uma boa qualidade de vida.

1. Use protetor solar

Procure um protetor solar que seja adequado ao seu tipo de pele e use conforme recomendação médica. Para algumas pessoas, por exemplo, a recomendação é usar de quatro em quatro horas para evitar queimaduras, principalmente em momentos de lazer como banhos de mar e piscina.

2. Faça a higienização correta da pele

Em dias ensolarados, o indivíduo que se expõe muito ao sol fica com a pele ressecada. Sem os devidos cuidados, a cútis ficará irritada e possibilitará o aparecimento de manchas. Nesse caso é importante resfriar a pele com certa frequência, higienizando o rosto com os produtos mais adequados para seu tipo de pele. Vale reforçar mais uma vez, que a o médico dermatologista é o mais indicado para recomendar os produtos específicos.

É válido lembrar de que a higienização deve ser realizada de uma maneira periódica e correta, conforme indicação profissional. O excesso ou a ausência da limpeza podem causar consequências negativas à pele. Por isso, procure lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia e, se possível, opte pela solução micelar, que ajuda a manter a pele saudável.

3. Escolha os ativos corretos para tratar as manchas

Além do uso do protetor solar e da correta higienização da pele, você deve escolher os ativos certos para manter sua pele saudável e livre de manchas. Por exemplo, a Cisteamina é um composto químico ideal aos que fazem tratamento de melasma. Ela é vista como um grande corretor da sua pigmentação. Portanto, pergunte ao seu dermatologista sobre o ativo. Clique aqui para ler outro artigo com dicas para clarear manchas na pele.

Durante a leitura deste artigo, você aprendeu o que causa e como evitar manchas no rosto. Portanto, coloque as dicas em prática para uma pele saudável e radiante.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também se atentem aos cuidados com a pele.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.