fbpx
como equilibrar a mente

Veja como equilibrar a mente com 4 dicas imperdíveis!

Muito se fala em como manter a saúde em dia, tendo como premissas básicas para esse objetivo, uma boa alimentação, a prática regular de exercícios físicos e uma rotina com hábitos saudáveis. Entretanto, para alcançar o bem-estar físico e ter mais disposição, é preciso se preocupar com outra questão fundamental, e quase sempre negligenciada: como equilibrar a mente?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta: 5,8% dos brasileiros têm depressão e outros 9,3% apresentam distúrbios relativos à ansiedade. Mas afinal, o que isso tem a ver com a saúde do corpo? A resposta é simples: uma mente saudável é essencial para uma vida feliz, produtiva e livre de transtornos psicológicos graves. Em suma: não dá para ignorar a existência de uma poderosa relação entre o corpo e a mente.

Agora, que tal criar uma rotina com hábitos e comportamentos saudáveis, capazes de prevenir os problemas psicológicos, tornando a vida feliz e equilibrada? Confira a seguir 4 dicas valiosas para manter o equilíbrio mental!

1. Estimule o cérebro e relaxe a mente

O cérebro é como os músculos: atrofia quando não é exercitado. Por isso, realize atividades que estimulem e desenvolvam a mente, mantendo-a aberta a novas informações e habilidades, afastando a depressão e a ansiedade. Música, leitura e jogos de estratégia são exemplos de atividades que cumprem muito bem essa função.

Além disso, tão importante quanto estimular o cérebro, é proporcionar à mente momentos de relaxamento e descanso. Nesse sentido, a meditação é uma excelente atividade capaz de garantir paz interior e acalmar o cérebro.

2. Controle as emoções

Um conceito fundamental para quem deseja saber como equilibrar a mente, é o da inteligência emocional. A ideia é que somos capazes de reconhecer nossos sentimentos e, o melhor, lidar com eles da melhor forma possível, inclusive aqueles conflitantes.

Portanto, saber lidar com frustrações, interromper sentimentos negativos, desenvolver a empatia, comunicar-se melhor e se autoconhecer, são atitudes de pessoas com inteligência emocional. Afinal, quem não controla as próprias emoções acaba sendo controlado por elas e, como resultado, leva uma vida menos feliz e produtiva.

3. Não negligencie os momentos de lazer

Muitas vezes, a correria do dia a dia é tão grande, que as pessoas se esquecem de reservar um tempo para o lazer. Pior ainda: ignoram o fato de que o cérebro, como toda máquina, precisa de uma pausa de vez em quando para não se sobrecarregar e entrar em colapso, o que se torna um gatilho para o estresse.

Nesse sentido, reserve um tempo da rotina para atividades prazerosas, como assistir a filmes, passear com o cachorro, cozinhar, sair com os amigos, entre outros. Sobretudo, o importante é não negligenciar o lazer e entender que ele faz bem à mente.

4. Esteja aberto a mudanças e adapte-se

Inegavelmente, mudanças ocorrem o tempo todo e, por vezes, são realmente necessárias. Ademais, quando elas ocorrerem, é interessante que você esteja aberto para compreender o fato. A princípio, isso facilita a adaptação a novos cenários e mantém sua mente livre de culpas e aflições.

Acima de tudo, é importante que você avalie quais hábitos prejudicam sua saúde mental e, a partir daí, possa mudar. Dessa forma, você poderá aproveitar mais oportunidades de melhorar a sua vida e de sentir-se bem consigo mesmo.

Outros hábitos que contribuem diretamente para uma mente saudável

  • Alimentar pensamentos positivos;
  • Manter uma boa autoestima;
  • Alimentar-se bem, evitando hábitos prejudiciais e dietas mirabolantes;
  • Beber água;
  • Dormir bem;
  • Exercitar o corpo, de preferência ao ar livre;
  • Tomar banho de sol diariamente;
  • Respirar com consciência;
  • Aproximar-se de pessoas positivas;
  • Aprender coisas novas com frequência.

 

Se você gostou das dicas, compartilhe este artigo com seus amigos e mostre a eles como é importante e fácil manter a mente saudável!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.