fbpx
como envelhecer com saúde

Conheça dicas simples para envelhecer com saúde

Novas vacinas, exames de saúde mais eficazes, maior variedade de medicamentos, cuidados com a alimentação e a saúde. Os avanços da medicina e tecnologia têm permitido às pessoas viverem mais. No Brasil, a expectativa de vida média é de 75,8 anos de idade. Mas chegar à velhice não basta, é preciso saber como envelhecer com saúde. É sobre isso que vamos falar hoje!

Apesar de muita gente procurar fórmulas mágicas ou investir em tratamentos somente quando surgem problemas de saúde, existem maneiras naturais de alcançar a longevidade. Aliás, envelhecer de forma mais saudável é uma discussão antiga, diversas culturas buscam maneiras de ter melhor de qualidade de vida na terceira idade.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a manter o corpo e a mente jovem! Afinal, também é preciso ter saúde mental para ter uma rotina saudável e feliz. Continue a sua leitura e descubra o que você pode fazer hoje, pelo seu bem-estar de amanhã.

COMO ENVELHECER COM SAÚDE

É preciso enxergar o envelhecimento como um processo natural. Ou seja, não há maneira de freá-lo. Maior propensão à doenças, dores pontuais no corpo, diminuição das capacidades sensoriais. No entanto, essas mudanças podem ser atenuadas ou até retardadas. É nesse sentido que apresentamos as dicas abaixo, confira!

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Não há como deixar de lado o tema alimentação, se o objetivo é viver mais e com saúde. As refeições que fazemos impactam diariamente nosso organismo, e são o fator principal para seu bom funcionamento. Dessa maneira, ter cuidados com excessos é essencialEvitar comer muito doce e não exagerar no sal, são os primeiros passos, já que muitas doenças estão ligadas a esses dois hábitos nada saudáveis.

As fibras, frutas e legumes fazem parte de um cardápio equilibrado, e devem estar sempre presentes. Eles ajudam no funcionamento do metabolismo e fornecem os nutrientes necessários para a manutenção dos órgãos. Por último, não se esqueça da hidratação: no mínimo oito copos de água por dia.

Entenda melhor neste artigo, as consequência de uma má alimentação para a saúde.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Por mais batida que esteja esta dica, a atividade física deve sempre fazer parte da rotina de quem se questiona como envelhecer com saúde. Os benefícios não são só para o corpo, no tocante ao fortalecimento de suas estruturas, mas também para a mente. Praticar exercícios libera endorfina, que melhora o humor e é capaz de contornar a depressão. Além disso, manter o corpo em movimento também previne  doenças, como por exemplo, as enfermidades cardiovasculares.

DESCANSE E TENHA HORAS DE LAZER

Chegar na terceira idade requer um corpo descansado e a mente em equilíbrio. Portanto, separe um tempo do seu dia para relaxar, se distrair ou praticar algum hobby. Leia, faça passeios, vá ao cinema, desfrute de um tempo consigo mesmo e com quem você gosta.

ADICIONE A SUPLEMENTAÇÃO À SUA DIETA

Obter os nutrientes necessários é fundamental para prolongar os anos de vida. Dessa maneira, a suplementação é uma alternativa prática que auxilia nessa complementação alimentar. Além disso, existem inúmeras opções no mercado, que podem melhorar a saúde e o desempenho físico de quem pratica exercícios. Procure um profissional da saúde para receber as orientações necessárias sobre quais suplementos podem te ajudar.

Com essas primeiras dicas é possível dar uma reviravolta no seu estilo de vida em prol de uma velhice saudável. Afinal, quem não quer aproveitar a vida com saúde e independência, certo?

Gostou das nossas dicas sobre como envelhecer com saúde? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Referências: Guia da Farmácia e Boa Consulta 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.