fbpx
como emagrecer com saúde

Como emagrecer com saúde e sem dietas malucas

Muitas pessoas acreditam que dietas restritivas são a solução para um emagrecimento rápido. No entanto, o segredo está em entender como emagrecer com saúde e manter o peso ideal. Para isso, é preciso ter consciência de que os resultados chegam aos poucos e que é preciso manter o foco nesse processo.

Sobretudo, mudar os velhos hábitos é outra tarefa essencial. Além de uma alimentação mais saudável, é necessário incluir exercícios físicos na rotina. Essa combinação de fatores é um dos principais pontos sobre como emagrecer com saúde. 

Então, apresentaremos algumas dicas para emagrecer com saúde sem ter que passar fome! Lembramos que o acompanhamento médico é importante, antes de qualquer mudança brusca na alimentação ou estilo de vida. Ele avaliará e orientará a pessoa durante esse período de dieta. Continue a leitura! 

NÃO FIQUE SEM SE ALIMENTAR

Há quem acredite que fechar a boca é a melhor solução para emagrecer. Entretanto, ficar longas horas sem comer entre as refeições pode provocar ainda mais fome. Assim, fica-se mais suscetível ao exaro na hora das refeições. Por isso, especialistas recomendam fazer pequenas refeições ao longo do dia para manter a saciedade. 

CONSUMA FIBRAS

Como mencionamos a saciedade, as fibras são uma ótima maneira de proporcionar essa sensação. Elas podem ser encontradas nas frutas, cereais integrais, trigo, aveia, centeio, feijão, lentilha, e sementes como a chia e a linhaça. Essa variedade é interessante para montar receitas diversificadas. Porém, tenha cuidado com os alimentos que têm propriedades laxativas, como a noz da Índia, que inclusive é proibida no Brasil.

PREFIRA ALIMENTOS INTEGRAIS

Alimentos integrais têm uma liberação de açúcar reduzida, o que diminui o acúmulo de gordura corporal. Dessa forma, optar por alimentos integrais traz mais benefícios para a saúde e ajudam na dieta. Mas fique atento aos rótulos desses alimentos para ter certeza que está adquirindo um produto integral. 

BEBA ÁGUA

Manter-se hidratado é fundamental para a manutenção do peso. Além de eliminar as toxinas, a ingestão de água diminui a fome. Então, a recomendação é beber de 2 a 3 litros de água por dia. 

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Não é o tipo de exercício físico a principal questão sobre como emagrecer com saúde, mas a regularidade da prática. Ao menos três vezes por semana, é necessários praticar uma atividade física, seja ela aeróbica ou de musculação. 

Mudar certos hábitos também ajuda. Por exemplo, escolher as escadas ao invés dos elevadores, levar o cachorro para passear, descer um ponto antes do local desejado, entre outras estratégias. Entretanto, respeite os limites do seu corpo para evitar possíveis dores

DURMA BEM

Uma boa noite de sono afeta também o processo de emagrecimento. Durante o sono, é produzida a leptina, hormônio que controla a saciedade durante o dia. Sendo assim, o bom funcionamento desse hormônio depende de um sono regular e relaxante. Para isso, procure manter uma rotina para dormir sempre no mesmo horário e assegure-se que o ambiente esteja adequado para o relaxamento total.

CONTROLE A INGESTÃO DE AÇÚCAR E SAL

Em excesso, o açúcar é transformado em gordura no nosso organismo, em especial na região da barriga. Por outro lado, o sal pode provocar doenças como a hipertensão e aumentar a retenção de líquidos. Dessa maneira, procure ter uma alimentação equilibrada sem o exagero de qualquer um desses ingredientes.

Com as dicas acima, é hora de colocar tudo em prática! Agora que você já sabe como emagrecer com saúde, tenha em mente que dificuldades poderão surgir, mas não desista. Mantenha-se firme aos objetivos que se propôs e logo você irá colher bons frutos dessa dedicação.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Referências: Minha Vida, Tua Saúde e Revista Saúde

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.