fbpx
como dormir melhor

Descubra como dormir melhor em 7 passos simples

Barulhos, desconforto, preocupações e insônia podem ser grandes vilões do sono. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade de encontrar soluções de como dormir melhor. Ademais, o sono é um momento fundamental da rotina que garante um rendimento adequado no próximo dia. Além disso, vale lembrar que a falta de sono pode causar problemas de saúde.

Segundo especialistas, o ideal é atingir duas fases do sono: o não-REM e o REM. A primeira compreende a 75% do período do sono, assim como é o momento em que se atinge o estado profundo de sono. A fase não-REM é essencial para recuperar a energia perdida e acordar com disposição.

Portanto, ter uma boa noite de sono garante qualidade de vida. Mas, sabemos que muitas pessoas encontram obstáculos e não sabem como dormir melhor. Reunimos 7 cuidados simples que podem ajudar a resolver esse problema, confira!

VERIFIQUE COLCHÃO E TRAVESSEIRO

Cada colchão e travesseiro atende a certas necessidades pessoais, levando em conta peso e tamanho. Além das dimensões, a densidade é outro ponto relevante. Dessa maneira, não surgirão dores musculares, no pescoço e na coluna. 

PREPARE O AMBIENTE

Além de uma boa cama, todo o quarto deve ser um ambiente ideal para uma boa noite de sono. Isso significa que ele deve ser escuro e silencioso, apenas devem ficar ligados aparelhos como o ar condicionado. Outra questão importante sobre como dormir melhor, é não deixar qualquer quantidade de luz atrapalhar o sono. Seja proveniente da TV ou de alguma lâmpada acessa da casa. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada.

DESFRUTE DE BEBIDAS CALMANTES

Para combater a insônia, uma boa pedida podem ser as bebidas calmantes. Como os chás de camomila, cidreira e erva doce. Além disso, o leite morno também atua como um indutor do sono, por conter triptofano, aminoácido precursor da serotonina, responsável por regular o sono. Além disso, há uma vasta gama de fitoterápicos que podem atuar na melhoria da qualidade do sono. 

AFASTE OS ELETRÔNICOS

Computadores, tablets e celulares emanam luz e impedem que seja liberada a melatonina. Esse é um hormônio produzido pelo organismo que induz o sono. Entretanto, isso só acontece na ausência de luz. Sendo assim, a sugestão é evitar o uso desses aparelhos uma hora antes de dormir.

PRATIQUE EXERCÍCIOS

Um estudo demonstrou a relação entre a prática de exercícios e a maior qualidade de sono. Pessoas que praticam alguma atividade física relataram dormir melhor. No entanto, não pratique exercícios antes de dormir. A descarga de adrenalina e a elevação da temperatura corporal também podem atrapalhar o sono. 

FAÇA ATIVIDADES RELAXANTES

Para conseguir dormir melhor, atividades como ler, pintar, bordar, meditar, entre outras práticas, podem ajudar. Elas acalmam, aliviam os sintomas da TPM e aos poucos deixam o corpo relaxado. Além disso, uma atividade prazerosa pode se tornar um hábito saudável antes da hora do sono.

CONTROLE O ESTRESSE

Levar as preocupações para a cama pode sobrecarregar o psicológico. A melhor solução é procurar a ajuda de um psicólogo para ajudar a lidar com os problemas do dia a dia e te orientar como dormir melhor. Além disso, ter um planejamento melhor das atividades do dia seguinte, proporcionará determinar prioridade nas tarefas diárias.

Teste alguma das nossas 7 dicas e tenha uma noite melhor de sono! Lembramos que se os problemas persistirem, marque uma consulta com seu médico. Ele poderá examinar melhor seu histórico médico e apontar suas necessidades.

Gostou das nossas dicas sobre como dormir melhor? Assine nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como este! 

Referências: Revista Exame, Minha Vida e Huffpost Brasil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.