fbpx
como cuidar da pele seca

Como cuidar da pele seca nestes 5 passos

A chegada dos dias mais frios traz à tona uma dúvida muito comum: como cuidar da pele seca?

Afinal, no inverno observa-se a baixa umidade do ar. Além disso, a falta de boas práticas diárias prejudica a hidratação da pele. Com isso, ela apresenta uma textura escamosa, manchas vermelhas e ausência de vivacidade.

Portanto, nada melhor que investir no autocuidado e se prevenir. Se você deseja seguir uma rotina de skincare para evitar o ressacamento da pele, continue conosco. As dicas dos tópicos abaixo serão bastante pertinentes para o seu dia a dia. Boa leitura!

1. Não friccione a pele

Sem dúvidas, é saudável manter a camada protetora da pele. Afinal, ela evita que vírus ou bactérias se introduzam na sua superfície. Portanto, evite práticas que tirem essa proteção. Use buchas até, no máximo, 3 vezes por semana. O mesmo vale para as escovas de banho. De maneira idêntica, prefira usar toalhas mais macias na hora de se enxugar.

2. Prefira banhos com uso de sabonetes hidratantes

Em suma, esse é um tipo de produto que impede o ressecamento e promove a barreira protetora. Por isso, procure investir nessa solução, pois se trata de uma das melhores práticas quando o assunto é cuidar da pele seca.

3. Mantenha uma alimentação adequada

Não se esqueça de ter cuidado com a alimentação. Afinal, o excesso no consumo de determinados alimentos prejudica ainda mais a pele. Por exemplo, industrializados, bebidas alcoólicas ou excesso de açúcar. Portanto, foque também em uma dieta que favoreça a sua saúde e qualidade de vida.

4. Tome cuidado com os banhos quentes

A pele seca é resultado de diferentes fatores. Além do clima, há também as alterações hormonais, a idade e, sobretudo, os banhos quentes. Geralmente, esse último é o que mais desfavorece o aspecto da sua pele. Por isso, caso esteja muito frio, configure o chuveiro para que a água fique, no máximo, morna. Foque sempre em ações que não agravem o ressecamento.

5. Abuse dos hidratantes

Quem procura saber como cuidar da pele seca normalmente já dispõe alguma característica. Por exemplo, sensibilidade, manchas vermelhas ou até feridas. Nesses casos, torna-se imprescindível o uso de hidratantes. Cada um tem propriedades que protegem o rosto, as mãos, os pés ou o corpo.

De todo modo, respeite as indicações e use apenas o que for indicado para cada parte. A esfoliação também é importante. Afinal, ela provoca a remoção das células mortas e melhora o aspecto da cútis. No entanto, da mesma forma que as buchas, faça isso apenas 3 vezes por semana.

Além disso, escolha produtos com base nos ativos de hidratação. Nesse caso, pode-se optar pela glicerina, solução que hidrata e proporciona maciez. Sem contar a manteiga de karité, um verdadeiro filtro solar natural, e a ceramida, que ajuda a proteger a sua pele.

Enfim, neste artigo vimos como cuidar da pele seca através de 4 passos importantes. Além de investir nessas dicas, beba bastante água no decorrer do dia e garanta uma boa noite de sono. Dessa maneira, você vai garantir uma ótima qualidade de vida e uma pele bem hidratada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe este link nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas invistam nessas medidas para melhorar a autoestima.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.