fbpx
como controlar o estresse

Veja como controlar o estresse no dia a dia

O mundo está em constante transformação, com o diferencial de que vivemos em uma época que tudo nos é exigido para “ontem”. Sobretudo, esse imediatismo exige que as pessoas sejam multifuncionais entre as tarefas do trabalho, estudos, família e lazer. A pressão para que tudo isso seja administrado a contento, pode gerar situações estressantes. Mas, como controlar o estresse? 

Apesar de não haver fórmula mágica, o estresse pode ser combatido com algumas mudanças de hábito e cuidados. Dessa forma, o tempo fica melhor administrado e a conciliação de todas as tarefas diárias fica mais suave.Seja no trabalho, estudos ou atividades domésticas, é possível reduzir o estresse e encontrar o equilíbrio mental e físico.

Reunimos abaixo algumas informações e dicas importantes sobre como controlar o estresse. Continue a leitura e saiba quais estratégias você pode utilizar.

 IDENTIFIQUE O QUE CAUSA O ESTRESSE

Comece a analisar o seu próprio comportamento e suas emoções. Essa é uma forma de reconhecer quais são as situações que lhe causam mais estresse. A partir disso, será possível traçar estratégias para conseguir se manter mais calmo diante das adversidades. 

Por exemplo, é uma apresentação do trabalho que lhe causa estresse? Procure planejar melhor suas ações, converse com os colegas do trabalho e sinta-se mais seguro a cumprir essa responsabilidade. Dessa maneira, menores serão as chances de sentir uma pressão constante se você tiver mais organizado e ainda tiver apoio. Compartilhe suas preocupações!

MANTENHA UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS

Você já sabe: aqueles 30 minutos diários de exercícios físicos trazem diversos benefícios para a saúde. Entre eles, a diminuição do estresse devido a produção de endorfina, substância que também melhora o humor. Para começar, procure fazer atividades leves, como caminhadas, andar de bicicleta ou nadar. Com o tempo, se proponha atividades de mais intensas.

COMO CONTROLAR O ESTRESSE ATRAVÉS DA  ALIMENTAÇÃO?

Existem certos alimentos capazes de diminuir o estresse, como amendoim, banana e nozes. Eles devem incluídos na alimentação diária e sua quantidade deve ser moderada, sendo uma opção saudável para aqueles momentos de alto estresse. Afinal, saúde e alimentação se relacionam e afetam nossa vida. Outra boa escolha, são os alimentos ricos em ômega-3, como truta e salmão, eles melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse.

INVISTA EM SOLUÇÕES NATURAIS

Prefere soluções naturais com efeito calmante? Então, as plantas medicinais podem ser a escolha ideal. Elas apresentam diversos benefícios para a saúde e ainda têm efeito de acalmar as tensões, diminuir a ansiedade e até melhorar a qualidade de sono. Assim, entre as mais conhecidas estão a maracujina e a valeriana, ambas podem ser encontradas em farmácias de manipulação. As terapias com florais também são uma boa pedida e, apresentam resultados muito satisfatórios.

FAÇA O QUE LHE PROPORCIONA PRAZER

Tempo livre para fazer o que se ama, é essencial. Até mesmo disponibilizar um tempo para relaxar e meditar, a ideia é ter a liberdade para aproveitar o tempo da forma que desejar. Seja para um hobby, ouvir música, ver um filme, caminhar na areia da praia ou até mesmo tirar umas horinhas a mais de sono. Todas essas atividades são formas de encontrar prazer e curtir a própria companhia. Assim como, disponibilizar um tempo para a família e os amigos, o que também ajuda a diminuir o estresse e limpar a mente. 

Porém, é importante ficar atento aos sinais do estresse. Em alguns casos, o ideal é buscar ajuda profissional, para obter o melhor tratamento. Por isso, preste atenção aos efeitos nocivos do estresse e não exite em procurar ajuda médica. 

Gostou das nossas dicas sobre como controlar o estresse? Se você acha que também podem ajudar um amigo, compartilhe este conteúdo na suas redes sociais!

Referências: Uol, Mundo Boa Forma e Tua Saúde

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.