fbpx
como controlar o apetite

Saiba como controlar o apetite com essas 3 dicas fundamentais

Muitas pessoas têm o mau hábito de comer exageradamente. Isso acaba por desequilibrar a dieta e coloca por água baixo o plano alimentar, além de ajudar a desregular o peso. Uma boa solução para esse tipo de comportamento é saber como controlar o apetite, encontrando uma relação mais harmoniosa entre alimentação e saúde.

Esse tipo de processo pode ser realizado quando a pessoa começa a entender quais tipos de alimentos são mais saudáveis. Assim, compreendendo a vontade de comer mais do que é necessário.

Quer mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e saiba como funciona o mecanismo do apetite. Ademais, você vai descobrir quais são os gatilhos que o faz comer descontroladamente. Ao fim, conheça 3 dicas primordiais para controlar o apetite. Confira!

Qual é o mecanismo do apetite?

O apetite é uma manifestação natural do organismo. Dessa forma, ele basicamente sinaliza a necessidade de comer. Inegavelmente, é um sinal importante e, sem ele, acabaríamos por morrer por desnutrição.

No entanto, ter apetite não necessariamente quer dizer estar com fome. Sobretudo, porque quando ingerimos determinados alimentos, ocorre a ativação do apetite no sistema nervoso. Isso ocorre até mesmo quando estamos bem alimentados.

A saber, esses alimentos são o açúcar, o sal e as gorduras ruins. Todos esses alimentos quando consumidos em grandes quantidades, ajudam a aumentar a produção de hormônios que causam a sensação de bem-estar

Dessa forma, esses alimentos criam uma espécie de vício. A pessoa precisa comer mais para se sentir à bem. Contudo, esses alimentos não trazem saciedade. Por isso, o hábito de comer de forma descontrolada aparece e, em muitas vezes, a pessoa já consumiu o suficiente para a dieta.

Como controlar o apetite em meio ao estresse e ansiedade?

A rotina diária de muitas pessoas costuma ser bastante estressante. Tamanha pressão faz com que muitas busquem válvulas de escape nos alimentos. No entanto, nos momentos de ansiedade geralmente os alimentos disponíveis não são saudáveis.

Aliás, as escolhas nesses momentos acabam sendo por fast-food e alimentos ultraprocessados. Além disso, também costumam ser ricos em açúcar e carboidratos, além de conterem muito sal e gordura ruim. É o caso, por exemplo, daquela cantina perto do trabalho que só vende refrigerante e salgados gordurosos.

Dessa forma, a pessoa acaba por consumir esses alimentos a fim de resolver a questão do estresse. Assim, o apetite fica descontrolado, alimentado pelo vício que citamos.

Como controlar o apetite?

Assim como vimos, a primeira dica para controlar o apetite é reduzir o consumo de alimentos ruins. Nesse sentido, é preciso retirar o açúcar, sal e gorduras ruins. No entanto, outras dicas podem ser aplicadas para potencializar o controle do apetite. Veja a seguir:

1. Realize atividades físicas

A saber, a atividade física é uma prática que ajuda a regular os hormônios que causam o estresse. A tendência é que se diminua a ansiedade com a prática diária de algum exercício físico.

Com isso, ela não são ingeridos alimentos que descontrolam o apetite. Além disso, há uma tendência natural de mudança na dieta para que se consiga um bom desempenho na atividade física. Sobretudo, alimentos mais saudáveis e que trazem mais sociedade estão inclusos nesse processo.

2. Aumente a ingestão de fibras

Por falar em alimentos que aumentam a sociedade, temos que considerar aqueles ricos em fibras. Esse é um tipo de carboidrato não digerível. Ele está presente de forma abundante nos vegetais.

As fibras são extremamente benéficas, principalmente para o intestino. Elas trazem grande saciedade. Isso ajuda a controlar o apetite. Algumas fontes de fibras são leguminosas, como feijões e ervilha. Também os grãos, como linhaça, aveia e arroz integral.

3. Escolha alimentos termogênicos

É interessante adicionar outros alimentos com função termogênica no organismo. Isso quer dizer que eles elevam a temperatura corporal. O resultado incide sobre a queima de células de gordura. Recomenda-se ingerir pimenta vermelha, cafeína e canela para esse efeito.

Você viu neste artigo algumas dicas de como controlar o apetite. É fundamental saber ler a tabela nutricional para dosar ou se livrar definitivamente de alimentos que desregulam o apetite. Por meio dela, vai ser possível saber qual a quantidade de açúcar, gordura e outros ingredientes presentes nos alimentos.

Então, quer eliminar substâncias ruins do organismo? Leia agora mesmo este texto e saiba mais sobre o processo detox.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.