fbpx
como manter a imunidade

Conheça alguns cuidados para manter a imunidade alta

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas e processos biológicos cujo objetivo é prevenir e combater doenças, fortalecendo o organismo. Todavia, por mais complexo que seja, ele pode ser afetado, baixando a imunidade e deixando o corpo mais suscetível a problemas de saúde. Mas como aumentar a imunidade?

Felizmente, existem diversos hábitos que podem aumentar a imunidade. Um ótimo exemplo, é a adoção de hábitos alimentares saudáveis. A seguir, listamos algumas outras dicas valiosas. Confira!

Evite o estresse

estresse é um problema de saúde mental que pode afetar o desempenho do seu sistema imunológico. Assim, ele fica mais vulnerável, dando abertura para o surgimento de doenças.

O estresse pode ser ocasionado por fatores diversos, como excesso de trabalho ou esgotamento mental. Assim sendo, o ideal é ponderar. Ou seja, adotar um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

Vale dizer que o estresse é um sinal emitido pelo organismo, precisamente pelo cortisol, hormônio do estresse. É essa substância (em seu nível alto) que emite um alerta comunicando que estamos passando dos limites, negligenciando noites de sono, vivendo momentos de estafa, etc.

Como aumentar a imunidade através da alimentação?

Os nutrientes oriundos dos alimentos se apresentam como essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Dito de outra maneira, são essenciais porque fornecem o que o organismo precisa para completar com eficiência todos os seus processos metabólicos. Dessa forma, tornando-se capaz de prevenir e combater doenças.

O consumo de frutas cítricas (laranja, acerola, etc.), por exemplo, pode fornecer ao seu organismo nutrientes como vitamina C e antioxidantes, os quais atuam aumentando a resistência do organismo. Certamente, você já ouviu falar que consumir laranja e limão pode combater resfriados.

O consumo de tomate, por sua vez, contribui para remover radicais livres do organismo, combatendo o surgimento de doenças cardiovasculares.

Preze por uma boa rotina de sono

Dormir bem é essencial para a saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Chicago, o qual foi citado em uma matéria produzida pelo portal de notícias Terra Saúde, pessoas que dormem pouco ou mal afetam o seu sistema imunológico.

Dormir pouco, segundo a matéria, reduz a função do sistema imunológico, bem como das células que defendem o nosso organismo. Portanto, dormir as 8 horas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), melhora a função imune, deixando o corpo mais forte e saudável.

Seja uma pessoa positiva

Por fim, um estudo desenvolvido pela Universidade de Los Angeles apontou que pensar de maneira pessimista reduz a função imune do corpo. Ou seja, enfraquece as células de defesa, afetando assim o organismo em sua luta diária para se livrar de agentes que causam doenças, como vírus, germes e bactérias.

Pratique atividades físicas

O sistema imunológico também é beneficiado pelas atividades físicas. Haja vista que os exercícios regulares aumentam os linfócitos, as células de defesa. Ademais, quando exercitamos o corpo, o estresse diminuir e, consequentemente o cortisol, o que também contribui para um sistema imunológico mais forte.

Agora que conhece como aumentar a imunidade do seu organismo, mude seus hábitos e tenha uma saúde forte. E em caso de dúvida sobre este assunto, clique aqui para entrar em contato conosco. Temos diversas soluções naturais para fortalecer ainda mais sua imunidade.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.