fbpx
atenção farmacêutica

Saiba o que é atenção farmacêutica e conheça os benefícios para os clientes da farmácia

Em meados dos anos 80, surgiu um novo conjunto de práticas farmacêuticas no atendimento ao paciente. Essa nova filosofia colocava no centro do debate a relação paciente-medicamento, sendo o farmacêutico o profissional central na mediação. Trata-se de um atendimento diferenciado que ficou conhecido como atenção farmacêutica e traz diversos benefícios para o cliente da farmácia. 

Continue a leitura para entender como o conceito funciona na prática!

ATENÇÃO FARMACÊUTICA: COMO FUNCIONA

O conceito da atenção farmacêutica visa mais qualidade de vida para o paciente. É definido como a prática de orientar e promover o uso correto de medicamentos. A princípio, isso é feito durante o contato com o paciente dentro da farmácia, oferecendo toda a informação para que o paciente tenha sucesso em seu tratamento.

Além disso, em algumas farmácias, o espaço da atenção farmacêutica também oferece outros serviços. Entre eles, a aplicação de injeções, perfuração do lóbulo auricular (colocação de brincos) e a realização de curativos. Na rede de farmácias magistrais, é possível obter a prescrição farmacêutica de um medicamento manipulado, o que é uma opção viável para os pacientes. 

Conheça outros benefícios que o cliente da farmácia pode ter com a atenção farmacêutica?

ACOMPANHAMENTO

Um dos principais objetivos da atenção farmacêutica, é estar mais próximo do paciente. Assim, é construída uma relação terapêutica efetiva, onde são identificados os principais problemas de saúde e como se encontra o indivíduo. Esse contato é uma forma de estar mais perto do cuidado com a saúde do paciente, principalmente daqueles que têm doenças crônicas.

Dessa forma, o paciente tem um acompanhamento de um profissional da saúde. Sobretudo, recebendo orientações sobre todos os cuidados com os produtos adquiridos na farmácia. Esse suporte diferenciado é uma maneira de contribuir para que o paciente melhore sua saúde.

AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Os clientes que frequentam as farmácias com atenção farmacêutica, têm outro ponto a favor. O comprometimento com esse conjunto de práticas farmacêuticas permite que a farmácia promova ações para o bem-estar e prevenção médica. Isso significa que o paciente poderá ser informado, direcionado ou lembrado sobre cuidados com a saúde, campanhas de vacinação, exames preventivos, entre outros.

ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA

O hábito de comprar e tomar medicamentos é tão comum, que muita gente esquece os cuidados que deve ter. Esses cuidados são essenciais para garantir a eficiência do medicamento. Por isso, o farmacêutico é o responsável por orientar como deve ser o uso da medicação: horários, preparação, forma correta de gotejamento (se for o caso), reações adversas e muito mais

GARANTIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS

Outra vantagem para o cliente, é a segurança sobre a qualidade dos produtos farmacêuticos que está comprando. Pois é papel do farmacêutico verificar a qualidade do insumo, sua distribuição e dispensação. Por último, o paciente também é informado o modo de armazenamento do medicamento.

Além disso, qualquer dúvida sobre posologia, interações medicamentosas e sintomas relacionados ao uso de medicamentos, pode ser esclarecida durante a atenção farmacêutica. Esse é um serviço exclusivo, que busca atender da melhor maneira o paciente. Portanto, sempre que possível, escolha farmácias onde o serviço está disponível. Isso também demonstra a alta qualificação de seus profissionais. 

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre os cuidados com a saúde!

Referências: Guia da Farmácia

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.