fbpx
alimentação e saúde

Alimentação e saúde: entenda como elas se relacionam

Alimentação e saúde sempre caminham juntas. O corpo humano é considerado uma “máquina”, mas precisa dos nutrientes adequados para se manter em pleno funcionamento. Dessa maneira, de tudo que ingerimos, o organismo tira energia e faz aprovisionamentos para as mais variadas funções metabólicas. Sobretudo, uma alimentação saudável é que garantirá uma melhor qualidade de vida.

Uma boa alimentação deve ser balanceada e capaz de oferecer os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo. Portanto, deve reunir alimentos variados que proporcionam diferentes benefícios para a saúde. O que também desperta para a importância de conhecer o que se está comendo. 

Entretanto, é natural ter dúvidas sobre como unir alimentação e saúde. Continue a leitura para entender quais são os efeitos de uma alimentação saudável para o organismo!

MELHORA A IMUNIDADE

Certos nutrientes e vitaminas são encontrados apenas em alimentos específicos. Dessa forma, quanto mais variada for a alimentação, melhor será a atuação do sistema imunológico. Ademais, se o corpo estiver debilitado, um sistema imunológico fortalecido poderá propiciar uma recuperação mais rápida.

FORNECE ENERGIA

Ter uma vida saudável inclui ter energia para estudar, trabalhar e se divertir. Se sentir capaz de realizar todas essa atividades depende de uma alimentação que forneça energia. Os carboidratos, por exemplo, são uma excelente fonte de energia e devem fazer parte das refeições diárias. No entanto, não se pode exagerar no seu consumo. Carboidrato em excesso é armazenado pelo organismo em forma de gordura.

PREVINE O ENVELHECIMENTO

Diversos alimentos são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, capazes de prevenir o envelhecimento precoce. Esses alimentos combatem os radicais livres, protegendo o corpo dos sinais do envelhecimento. Entre eles, podemos citar os alimentos ricos em vitamina C, A e E.

PROTEGE DE DOENÇAS

Neste quesito, alimentação e saúde se complementam muito bem. Muitos estudos já comprovaram os efeitos que uma boa alimentação pode causar na prevenção de doenças. Sua ação promove o melhor funcionamento dos órgãos, assim como tem o poder de evitar doenças graves, como o câncer. 

REGULA A PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS

Os hormônios regulam, produzem e alguns até estimulam o desenvolvimento físico do corpo humano. No entanto, quando não atuam de maneira correta, podem ocasionar doenças como a diabetes. Portanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer o bom funcionamento dos hormônios. 

MELHORA A CONCENTRAÇÃO

Para o indivíduo se manter concentrado, o corpo também demanda energia. Nesse caso, os alimentos adequados dentro de uma dieta saudável e balanceada, podem ajudar fornecendo substâncias para o bom funcionamento dos neurônios cerebrais. Assim como, podem atuar na diminuição do envelhecimento do cérebro. Dessa maneira, a memória poderá atuar sem apresentar falhas, mesmo em casos de idades mais avançadas.

Além disso, não podemos deixar de citar que uma alimentação saudável deve ser acompanhada da prática de exercícios. Essa é uma maneira de estimular o corpo no ganho de massa muscular e perda de gordura. Também são visíveis outros benefícios, por exemplo, mais disposição para cumprir as tarefas diárias. 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor sobre alimentação e saúde! Se você deseja se manter informado sobre assuntos como este, assine nossa newsletter! Toda semana você receberá novos conteúdos, em primeira mão. 

Referências: Tua Saúde, Natue e Conquiste sua vida

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.