fbpx

A importância do sono vai além de descansar. Saiba por quê!

A importância do sono vai além de descansar, como proporcionar mais disposição e ajudar nos processos metabólicos do organismo. Por isso, dormir bem está ligado a outros fatores que contribuem para manter a saúde em dia.

Enquanto estamos inconscientes durante o sono, o organismo está trabalhando em prol da recuperação muscular, síntese de nutrientes, além de reparo em tecidos e reposição da energia gasta durante o dia, por conta de todas as atividades que executamos.

Pensando nisso, é um grande erro não associar uma boa noite de sono às demais boas práticas para uma vida saudável. Isso porque não adianta comer muito bem durante o dia e não ter sequer 3 horas de sono. A exaustão no dia seguinte é garantida, principalmente por conta da dificuldade em suprir as atividades que citamos, feitas com o corpo inconsciente. Continue a leitura para entender a importância de uma noite de sono tranquila e reparadora.

Por que o sono vai além de descansar?

O sono tem um efeito reparador, como vimos antes, que vai além de descansar o corpo. Esse efeito de reparação é o que dá maior força ao sistema imunológico, gera hormônios e ajusta nossa memória.

Por isso que alguém com privação de sono não apresenta apenas sintoma de cansaço físico. Há grande exaustão mental, além da exaustão física, irritabilidade e até falta de memória.

Essas constatações vieram de pesquisas no Brasil e no mundo, feitas tanto com humanos quanto animais em períodos de privação de sono. São muitas as funções do organismo realizadas durante o descanso, daí a gama de sintomas que surgem quando o sono não é tranquilo e reparador.

Como ter um sono de maior qualidade

Caso você tenha problemas como insônia, apneia do sono, entre outros, é importante buscar auxílio com profissionais para tratar as causas, restaurando a qualidade do descanso.

Além disso, saiba que temos diferentes fases durante o sono, por isso, interrompê-las também pode ser prejudicial. Então, pode ser problemático também não ter horários para dormir, por exemplo, afetando a qualidade desse sono.

Veja essas dicas para ter uma boa noite de sono:

  • tenha horários fixos para dormir e acordar todos os dias;
  • procure deixar o espaço de dormir aconchegante, sem luzes ou barulho;
  • evite contato com eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir dormir;
  • dê um intervalo entre as refeições e o sono, evitando comidas pesadas;
  • procure dormir ao menos 7 horas por noite.

Pratique bons hábitos de saúde

Somados aos cuidados acima, não se esqueça de outros hábitos para o bom funcionamento do organismo, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Estes últimos podem até te ajudar na qualidade do sono, pois ajudam a eliminar o estresse do dia, viabilizando a produção de hormônios precursores da sensação de prazer.

Se você tiver problemas como depressão e ansiedade, converse com seu médico para encontrar a melhor forma de tratamento, a fim de não ter problemas para descansar à noite. Prezar por um conjunto de ações que geram uma boa noite de sono é fundamental para saúde.

Para uma leitura complementar, clique aqui e saiba tudo sobre a melatonina, o hormônio do sono.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.