

A Citronela, ainda muito confundida como Capim-limão, de nome científico Cymbopogon winterianus (Citronela-Java) ou Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família das Gramíneas e é originária do sudoeste asiático. Ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero e possuem uma aparência muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma, já que o capim-limão apresenta um mais suave, que lembra o limão, enquanto o da citronela é bem intenso.
Esta planta, além de ser utilizada para proteger-nos dos insetos e mosquitos transmissores de doenças, também é uma forte aliada para quem possui cachorros em casa. É um repelente natural de moscas, mosquitos e insetos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya, do Zika vírus (possivelmente associado à microcefalia) e dos insetos que transmitem a leishmaniose. A Citronela possui o óleo essencial rico em geraniol, citronelal e limoneno, substâncias responsáveis por exalar o perfume utilizado na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos.
Ela apresenta propriedades anti-inflamatórias, febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal e da lactação. Seu aroma é semelhante ao do eucalipto, e na aromaterapia tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. Além do óleo essencial, é possível encontrar a partir dela vários produtos, como loções e sprays para a pele, e velas e incensos para o ambiente.
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.